Entenda o que é e qual é a importância do comportamento organizacional para a sua empresa
Existem tópicos que servem como base para o desenvolvimento de qualquer empresa e que, por isso, não podem escapar do radar dos gestores. Um deles é o comportamento organizacional. Você já ouviu falar nesse termo?
O comportamento organizacional é um conceito que ajuda a entender mais sobre como medir e incentivar as ações individuais e coletivas de líderes e colaboradores com foco em melhorar o ambiente de trabalho. Por isso, também é considerado um dos principais aspectos que contribuem para o clima organizacional.
Para entender a importância do comportamento organizacional em uma empresa, preparamos um miniguia sobre o assunto. Neste conteúdo, você irá aprender mais sobre o conceito, como colocá-lo em prática e, também, qual é a sua relação com o compliance. Confira!
O que é comportamento organizacional?
O comportamento organizacional é uma forma de estudo e análise de condutas individuais e coletivas no contexto empresarial. O conceito aborda tudo o que envolve as relações no trabalho e seus impactos no desempenho e resultados de um time.
O principal objetivo é garantir as condições necessárias para o andamento e o desenvolvimento do trabalho por meio de técnicas para engajar e motivar as pessoas.
Por isso, podemos dizer que o comportamento organizacional envolve tudo aquilo que é necessário para que um ambiente de trabalho seja um local harmonioso, onde cada colaborador tenha segurança e tranquilidade na sua rotina de trabalho.
No livro “Comportamento Organizacional: O comportamento humano no trabalho”, o escritor John W. Newstrom, traz a seguinte definição:
‘’Comportamento organizacional é o estudo sistemático e a aplicação cuidadosa do conhecimento sobre como as pessoas agem dentro das organizações, seja como indivíduos, seja em grupos. Ele busca identificar as formas pelas quais as pessoas podem agir de maneira mais eficaz.’’
Níveis de comportamento organizacional
O comportamento organizacional pode ser analisado a partir de duas perspectivas: a individual e coletiva. Veja, a seguir, no que consiste cada uma delas:
Individual
O nível de comportamento organizacional individual aborda as motivações, comportamentos e atitudes próprias de cada indivíduo. Portanto, esse nível compreende a forma como os colaboradores compõem suas atividades e se adequam às normas e aos valores da empresa.
Também são considerados:
- Análise de interesses;
- Ambições;
- Avaliações de desempenho dos funcionários.
Coletivo
O nível coletivo, por sua vez, faz análises de comportamento organizacional em equipes, com objetivo de entender como funciona a dinâmica e a constituição dos grupos na empresa.
A proposta é verificar como os colaboradores interagem em coletividade e qual é o papel que cada um desempenha, de acordo com as suas características individuais.
Na análise coletiva, também é permitido apontar os possíveis líderes de cada equipe e a capacidade que eles têm de influenciar os colegas para que juntos atinjam os objetivos da empresa.
Conheça os tipos de comportamento organizacional
Além de ser dividido em níveis, o comportamento organizacional também apresenta tipos diferentes, que variam de acordo com os valores e suas aplicações em uma empresa, tendo como foco os objetivos estabelecidos internamente.
A seguir, você irá conhecer os tipos de comportamento organizacional existentes:
Ético
O comportamento organizacional voltado à ética está totalmente relacionado com os valores da empresa.
Ele tem como fundamento o cumprimento das tarefas destinadas a um indivíduo ou grupo, observando as normas de conduta desejadas para o trabalho.
Quando se fala em ética, é esperado que o comportamento organizacional seja pautado não apenas pela honestidade e transparência, mas também no respeito às regras e aos colegas, líderes e clientes.
Responsabilidade
O comportamento organizacional voltado à responsabilidade é um conceito amplo, mas no geral preocupa-se em assegurar as demandas de trabalho e o cumprimento de todas as obrigações.
Por isso, ele envolve não apenas a relação direta com resultados e prazos, mas também as atitudes individuais na empresa e como isso reflete no coletivo.
Controle gerencial
O comportamento organizacional voltado para fins de controle gerencial pode estar ligado à empresa ou a um projeto específico.
O controle gerencial pode se dar de diferentes formas, considerando aspectos como amizade, lealdade e confiança, e fatores como análises de maior cobrança por resultados com determinada limitação de autonomia.
Vale destacar que esse tipo de comportamento organizacional diz muito sobre como os líderes conduzem sua equipe em determinado ambiente corporativo.
Competitividade
Já o comportamento organizacional voltado para a competitividade tem como foco incentivar a competição entre os colaboradores, o que pode causar disputa e conflitos que fazem com que eles atinjam um desempenho com melhores resultados.
Entretanto, o modelo não dá espaço para o trabalho em equipe. Um exemplo desse tipo de comportamento organizacional são as empresas que têm o lucro como principal objetivo, como as instituições financeiras.
Nesse modelo, é preciso ter cautela, já que a conduta profissional em cenários de competitividade pode contribuir para a construção de um ambiente prejudicial e tóxico.
Autocrático
Quando diferentes níveis hierárquicos aparecem de forma clara no dia a dia da organização, temos um exemplo clássico do que se chama comportamento organizacional autocrático. Esse modelo se assemelha à liderança ditatorial, demarcando quem está no comando e quem está abaixo dele.
Os líderes que conduzem a empresa dessa forma podem ser corteses com suas equipes, mas não deixam margem para que elas participem ativamente dos processos. Além disso, são centralizadores, dando instruções e esperando que os colaboradores as cumpram.
Perseguição
Por fim, há o comportamento organizacional com foco na perseguição. Esse modelo não é benéfico para o ambiente corporativo.
Entre as formas de perseguição estão: assédio, constrangimento, uso de palavras ofensivas, comunicação agressiva e repressão em frente aos colegas.
É um modelo capaz de prejudicar não apenas o indivíduo, ao adoecê-lo, como todo o grupo e, por consequência, afetar a produtividade e os resultados.
Qual é a importância do comportamento organizacional?
Nas empresas, há diferentes pessoas trabalhando juntas, com perfis e características diferentes. Todo dia, elas estão sujeitas a trocas e desafios.
O sucesso da empresa depende de um bom trabalho em equipe. Por isso, compreender o comportamento organizacional — tanto individual, quanto coletivo — é extremamente importante.
Muitas vezes, os colaboradores e suas características são deixados em segundo plano, quando deveriam ser prioridade para fortalecer o bem-estar no ambiente de trabalho.
Ao entender e regular o comportamento organizacional, é possível:
- Aumentar a produtividade;
- Estimular melhores resultados com base em rotinas mais produtivas;
- Melhorar as relações interpessoais e reduzir a rotatividade;
- Entender como as pessoas preferem receber feedbacks;
- Melhorar a retenção de talentos;
- Facilitar avaliações de desempenho;
- Simplificar a gestão de pessoas.
Além disso, o comportamento organizacional ajuda os líderes a compreenderem as motivações e preferências dos colaboradores, possibilitando uma comunicação assertiva.
Relação do comportamento organizacional com o compliance
O comportamento organizacional e o compliance estão intimamente ligados, pois ambos são fundamentais para a integridade e o sucesso dos negócios. Enquanto o compliance se refere ao cumprimento das leis, regulamentos e políticas internas, o comportamento organizacional abrange atitudes, ações e interações dos colaboradores na organização.
A promoção de um comportamento organizacional ético e responsável facilita a implementação e a adesão às normas de compliance. Quando os colaboradores compreendem e se alinham com os valores e as expectativas da empresa, tornam-se mais propensos a agir conforme as diretrizes de compliance, reduzindo riscos e promovendo um ambiente de trabalho mais seguro e confiável.
Leia também: Como o compliance ajuda na proteção dos direitos humanos nas empresas!
Conte com o clickCompliance
Ao conhecer mais sobre o comportamento organizacional, as empresas conseguem alinhar as práticas de compliance, mitigar riscos legais e preservar sua reputação.
Quer saber como trazer essas estratégias para a sua organização?
Agende uma demonstração e veja como o nosso software pode ajudar a garantir esse trabalho na sua empresa.