O debate sobre ESG ganhou destaque como uma resposta à crescente preocupação da sociedade com as questões ambientais e sociais. Há a compreensão de que diferentes agentes devem estar envolvidos com a causa: governantes, setor público, iniciativa privada e pessoas físicas.
Podendo ser caracterizado como uma tendência global, o ESG também ganhou notoriedade no Brasil. Iniciativas realizadas em diferentes setores têm o propósito de fomentar práticas sustentáveis.
Dessa forma, as organizações estão cada vez mais atentas sobre a importância de entender o que é ESG e qual é a sua relevância dentro do ambiente corporativo e fora dele.
Se você tem interesse em saber mais sobre o assunto, prossiga a leitura!
Neste conteúdo, iremos explicar o conceito, as práticas, a relevância e os motivos para implantar o ESG na sua empresa.
Afinal, o que é ESG?
ESG é uma sigla que vem do inglês Environmental, Social and Governance, que pode ser traduzida para o português como Ambiental, Social e Governança.
Os três pilares norteiam um conjunto de critérios que as organizações podem utilizar para avaliar o desempenho dos negócios para além do aspecto financeiro. A seguir, iremos detalhar cada uma dessas vertentes.
Na prática, significa que a adoção de ações de ESG torna as organizações mais responsáveis e sustentáveis, o que traz reflexos positivos para o ambiente interno e, também, para a imagem e a reputação junto ao público externo.
Não só as organizações públicas e privadas devem aderir ao ESG. As pessoas físicas também podem adotá-lo como uma abordagem para suas escolhas de consumo e investimento.
O que significa “E” e quais áreas abrange?
Para entender melhor o que é ESG, vamos começar falando sobre o primeiro pilar deste conceito: Environmental, que pode ser traduzido como Ambiental. Ele abrange quatro principais aspectos:
- Estabilidade climática;
- Recursos naturais;
- Gerenciamento de resíduos;
- Inovação.
A importância do pilar ambiental do ESG se deve ao fato de que as atividades humanas têm um impacto significativo no meio ambiente e, por isso, é cada vez mais necessário que as organizações assumam a responsabilidade de gerenciar os efeitos das suas ações para a natureza.
A aplicação do aspecto ambiental do ESG no dia a dia das organizações envolve a adoção de práticas sustentáveis em todas as áreas de operação, como:
- Gestão eficiente de recursos naturais;
- Gerenciamento adequado de resíduos;
- Adoção de fontes de energia renovável;
- Redução da emissão de carbono;
- Substituição de produtos por opções recicláveis;
- Uso da inovação como aliada para minimizar os impactos ambientais das operações.
A empresa que adota práticas que priorizam o meio ambiente pode reduzir custos operacionais com a melhoria da gestão de recursos e a maior eficiência energética, além das garantias de assegurar o compliance ambiental.
Qual significado de “S” e em quais setores se aplica?
O segundo pilar do ESG é o Social. Nele também estão inseridos quatro importantes aspectos, confira:
- Recursos Humanos;
- Cadeia de Valor;
- Sociedade.
É, portanto, a vertente que considera as práticas da organização em relação à responsabilidade social com os diferentes públicos: funcionários, consumidores, parceiros, fornecedores, moradores da comunidade onde está localizada e a sociedade como um todo.
De acordo com o pilar Social do ESG, algumas ações podem ser destacadas:
- Adotar práticas justas e éticas nos processos de contratação, remuneração e promoção dos funcionários;
- Promover a diversidade e a inclusão;
- Garantir condições de trabalho que preservem a saúde e a segurança dos funcionários;
- Proteger os direitos humanos em suas operações e cadeias de fornecimento;
- Promover o desenvolvimento da comunidade local.
Empresas socialmente responsáveis de acordo com o ESG são aquelas que se preocupam com o bem-estar das pessoas e trabalham para promover o desenvolvimento sustentável.
O que quer dizer “G” e onde pode ser implantado?
A governança é o terceiro pilar do ESG e envolve questões sobre a gestão das organizações. Também podemos destacar quatro principais aspectos dentro desta temática:
- Transparência;
- Anticorrupção
Neste sentido, o ESG direciona o olhar para a necessidade de uma cultura organizacional ética e transparente. Fechando, assim, o ciclo que envolve as responsabilidade empresarias. Entre as práticas de ESG nesta área estão:
- Adoção de uma política de compliance para assegurar a conformidade com a legislação;
- Independência e diversidade do Conselho de Administração;
- Comunicação transparente com funcionários, acionistas e demais partes interessadas;
- Realização de treinamentos de compliance que abordam o tema ESG para a equipe.
- Implantação de um programa de integridade para o combate à corrupção e outras irregularidades.
As empresas que adotam práticas de governança corporativa responsáveis podem obter diversos benefícios, como o fortalecimento da reputação, a redução de riscos legais e regulatórios, o maior potencial de atração de investidores, entre outros.
Qual é a importância do ESG para as empresas?
Como podemos ver, o ESG é de extrema importância para as empresas, pois promove a conscientização sobre os aspectos ambientais, sociais e de governança. Assim, a organização mostra que está alinhada com o debate mobilizado pela sociedade e atenta aos impactos de suas ações.
Paralelamente, a adoção de práticas alinhadas ao ESG traz uma série de benefícios para a empresa, como:
- Melhoria do clima organizacional;
- Aumento da produtividade;
- Maior facilidade para a atração e a retenção de talentos;
- Equipe plural e diversa;
- Maior eficiência energética;
- Melhoria da gestão de recursos;
- Redução de riscos legais e regulatórios;
- Maior segurança jurídica;
- Aumento do potencial atrativo de investidores;
- Fortalecimento da imagem e da reputação;
- Credibilidade;
- Reconhecimento da sociedade;
- Diferencial competitivo;
- Longevidade.
Como as empresas podem adotar um programa de ESG?
Diante de tudo isso, é claro que a sua empresa deve adotar um programa de ESG. Para isso, o clickCompliance pode te ajudar!
A principal orientação é alinhar ESG e compliance para garantir que as práticas sustentáveis estejam também em conformidade com a legislação.
O clickCompliance oferece soluções que abrangem os três pilares do ESG. São módulos de treinamentos, calendários de obrigações, governança de documentos e, também, o canal de denúncias para o recebimento de informações sobre irregularidades que devem ser apuradas.
Nossa plataforma também conta com um treinamento próprio específico para ESG que com certeza vai agregar muito conteúdo útil para ser usado no seu ambiente corporativo e para diversas esferas da sua vida profissional e pessoal.
Nossa plataforma também conta com um treinamento próprio específico para ESG que com certeza vai agregar muito conteúdo útil para ser usado no seu ambiente corporativo e para diversas esferas da sua vida profissional e pessoal.
0