Entenda quais as vantagens de associar gestão de riscos e compliance na rotina da organização.
Diferentes situações podem ameaçar a estabilidade de uma empresa, o que pode desencadear prejuízos financeiros, danos à reputação e, até mesmo, o comprometimento da continuidade dos negócios.
Identificar quais são essas ameaças, antecipar soluções e, assim, minimizar a possibilidade de ocorrência ou os impactos quando o problema acontece são medidas que integram a gestão de riscos.
O trabalho de gerenciar riscos possui uma relação mútua com o compliance: um contribui para fortalecer o outro. Assim, a integração das duas áreas promove uma série de benefícios para a organização.
A seguir, detalharemos o que é a gestão de riscos, qual é a sua ligação com o programa de compliance e como as duas ferramentas auxiliam o crescimento sustentável da empresa.
Não deixe de ler!
O que é gestão de riscos?
Gestão de riscos pode ser compreendida como um trabalho sistemático e contínuo realizado pelas organizações com o intuito de identificar, avaliar e mitigar potenciais ameaças.
No ambiente empresarial, os riscos abrangem diferentes áreas e podem ser classificados como:
- Financeiros;
- Operacionais;
- Reputacionais;
- Regulatórios;
- Estratégicos.
Dessa forma, a gestão de riscos atua das seguintes formas:
- Prevenção: busca antecipar soluções para que a ameaça não seja concretizada. Um exemplo é o risco de fraude. Nesse caso, a empresa cria medidas para impedir o problema, como o uso da tecnologia para a ampliação dos sistemas de segurança.
- Mitigação: diante da impossibilidade de evitar uma ameaça, a empresa atua na redução das suas consequências. Um exemplo é a dificuldade financeira decorrente de situações externas, como aconteceu recentemente com a pandemia da Covid-19. Nesse caso, mesmo sem conhecer a ameaça, a gestão de riscos deve incluir o planejamento financeiro com a criação de uma reserva de emergência para as adversidades.
O que a gestão de riscos tem a ver com o compliance?
Aqui precisamos pontuar a definição de riscos regulatórios, que são as ameaças à empresa quando não há o cumprimento da legislação vigente.
Considerando que o compliance atua diretamente na conformidade da organização com as leis, normas e regulamentos que abrangem a sua atividade, ele é uma ferramenta fundamental para a gestão de riscos.
Por outro lado, a elaboração da política de compliance que será adotada pela empresa acontece após uma avaliação de riscos sobre quais áreas do negócio estão mais vulneráveis.
Portanto, gestão de riscos e compliance são instrumentos complementares para o bem-estar da empresa.
Os benefícios da gestão de riscos e compliance
Confira quais são os principais benefícios de aliar o trabalho de gestão de riscos ao compliance nas empresas:
Minimizar prejuízos financeiros
Independente de qual seja o tipo de risco que a empresa corre, provavelmente, as chances de impactar o caixa são grandes:
- Fraude e corrupção são exemplos de riscos financeiros que lesam diretamente o patrimônio da organização.
- O descumprimento da legislação implica prejuízos decorrentes de multas, penalidades e ações judiciais.
- Os riscos operacionais podem levar ao desperdício ou ao retrabalho, que também representam perda de dinheiro.
- Os danos à reputação reduzem o interesse dos consumidores e dos investidores.
- Os riscos estratégicos podem desencadear uma tomada de decisão equivocada que prejudique a empresa financeiramente.
Dessa forma, associar a gestão de riscos ao compliance é uma forma de minimizar prejuízos financeiros e garantir uma boa saúde para o caixa da empresa.
Proteger a reputação
O patrimônio de uma empresa não se restringe aos valores financeiros. A reputação é um ativo intangível e inestimável.
Construir e manter uma boa reputação é fundamental para a consolidar a empresa no mercado e abrir portas para as possibilidades de crescimento, através da conquista de parcerias, investidores e consumidores.
Uma boa gestão de riscos ajuda a zelar pela reputação. O programa de compliance atua diretamente nesse trabalho através de medidas internas e externas. Podemos destacar:
- Código de conduta: documento que informa todas as diretrizes sobre a organização, incluindo seus valores, sua missão e sua visão. Nele também constam as diretrizes do programa de compliance que devem ser seguidas por todos os funcionários.
- Treinamentos de compliance: orientam toda a equipe sobre como proceder em diferentes situações, mantendo a postura alinhada com a cultura organizacional. Também possibilitam o esclarecimento de dúvidas e a simulação de situações práticas.
- Due diligence: consiste em avaliar os riscos envolvidos em transações comerciais como fusões, aquisições, contratos com fornecedores e recebimento de investimentos. A prática evita a associação da empresa com quem não mantém a conformidade.
Aumentar a confiança de colaboradores, fornecedores e clientes
A confiança é o principal alicerce para qualquer relacionamento empresarial. Quando a organização demonstra o compromisso com a gestão de riscos e o compliance, transmite a mensagem de responsabilidade, ética e transparência.
Como reflexo:
- a companhia inspira maior confiança para os seus diferentes públicos;
- os funcionários sentem-se mais motivados com o ambiente empresarial;
- os parceiros comerciais adquirem maior segurança para realizar as negociações;
- os consumidores valorizam uma cultura organizacional pautada nos valores éticos.
Criar uma postura proativa
A integração entre gestão de riscos e compliance faz com que a empresa possa prever desafios e antecipar soluções antes que os problemas se instaurem.
Ao identificar ameaças potenciais e cenários de não conformidade, a organização passa a se preparar, desenvolvendo estratégias e planos de contingência.
Isso não apenas minimiza o impacto de crises, mas também cria uma postura proativa e resolutiva.
Gestão de riscos e do compliance para sua empresa
Agora que você já conhece todos os benefícios de integrar a gestão de riscos e o compliance, que tal realizar a aplicação prática na sua empresa?
Há diferentes recursos e soluções tecnológicas que podem facilitar este processo, confira:
- Software para governança de documentos: garante o controle e a comprovação do recebimento e da leitura das informações por parte dos funcionários, fornecedores, parceiros comerciais, entre outros. Assim, oferece segurança jurídica para a empresa, em caso de algum ato ilícito ou antiético.
- Canal de denúncias: ferramenta indispensável para as organizações que têm o objetivo de prevenir e combater qualquer tipo de irregularidade, reduzindo diferentes tipos de riscos.
- Canal de privacidade: solução para aumentar a proteção de dados, evitando os riscos de fraude e descumprimento da legislação.
Quer saber mais sobre essas e outras soluções? Conheça o clickCompliance.
Acesse o nosso site e agende uma demonstração!