Português
Your address will show here +12 34 56 78

PROGRAMA DE INTEGRIDADE

Como fazer e como o clickCompliance te ajuda

Programa de Integridade

O Programa de Integridade garante que o Compliance da empresa está abarcando questões de ética e anticorrupção. Cada módulo do clickCompliance foi pensado para ser um aliado dos profissionais de Compliance na construção desse programa e a enfrentar desafios que a Controladoria-Geral da União (CGU) definiu. 

Políticas Corporativas

O pilar 4 é sobre Estruturação das regras e instrumentos. No ponto 4.1, “Padrões de ética e de conduta”, é dito que padrões de comportamento devem estar amplamente acessíveis ao público externo, em especial aos parceiros de negócio e clientes.

Ou seja, a sua empresa precisa ter um espaço organizado, em que todos as partes pertinentes tenham acesso às políticas referentes a elas. Além disso, a CGU também fala que documentos devem ser atualizados periodicamente. 
Como o clickCompliance pode te ajudar? 
O módulo de Governança de Documentos centraliza as políticas e documentos em um portal acessível e intuitivo de usar. Coleta aceites e documenta tudo com gráficos e relatórios segmentados de acordo com setor, função, equipe, etc.
Em casos de alguma alteração na política ou no documento por causa de mudanças legais, regulatórias, etc., o sistema cria a nova versão modificada. É só editar o texto e marcar como uma nova versão.   
Se necessário, o programa solicita que funcionários aceitem a política novamente. Isso agiliza o processo de revisão da política por não ser preciso fazer outra e porque a plataforma é fácil e intuitiva de usar. 

Comunicação e treinamento

O subtítulo 4.3 da cartilha da CGU fala que “O investimento em comunicação e treinamento é essencial para que o Programa de Integridade da empresa seja efetivo”.  
Comunicação
A comunicação é a acessibilidade do seu programa de integridade para funcionários e terceiros. Os documentos da empresa, o Canal de Denúncias e as medidas de proteção ao denunciante devem estar a fácil acesso para todos.

Além disso, a CGU sugere que a empresa tenha canais gratuitos e de fácil acesso a todos na empresa para orientações e esclarecimento de dúvidas em relação ao Programa de Integridade. 
Como o clickCompliance pode te ajudar? 
Nosso portal expõe o canal de denúncias na home e no sidebar fixo toda vez que funcionários e terceiros entram. Além disso, pode ser integrado ao site ou à intranet da empresa.  
O link para o Canal de Denúncias pode ser divulgado em assinaturas de e-mail, cartazes ou flyers, comunicações internas e outras comunicações utilizadas na empresa. 
O Compliance Bot usa Inteligência Artificial para responder dúvidas baseadas em respostas pré-configuradas. A dúvida pode ser encaminhada às equipes de Compliance se não solucionada. O chatbot pode ser inserido na intranet da empresa, o Facebook Workplace e outros espaços virtuais de trabalho.  
Treinamento
A CGU é muito clara em relação a Treinamentos: “É necessário que todos, no âmbito da empresa, recebam treinamentos sobre valores e orientações gerais do Programa de Integridade”.

Ela também diz que os treinamentos devem incluir situações práticas, estudos de caso e orientações. Ou seja, não cubra só conceitos, leis e políticas. Inclua exemplos e situações reais.

Os treinamentos também devem ser periódicos, para manter o funcionário atualizado. É preciso também garantir obrigatoriedade e uma forma de cobrar isso com eficiência se necessário. 
Como o clickCompliance pode te ajudar? 
O módulo de treinamentos adota o formato EAD, e você pode montar ou customizar os treinamentos de acordo com as necessidades da sua empresa.
Na elaboração dos vídeos das aulas, apresentamos situações que podem acontecer no dia a dia para que o funcionário tome as decisões. São feitos em animação para aumentar engajamento, mas é possível inserir slides, textos e vídeos.
Além disso, você garante a periodicidade dos treinamentos criando validade para as aulas e enviando alertas automáticos de cobrança quando expirar.  
Canal de Denúncias
O canal de denúncias é um dos primeiros passos na criação de um programa de integridade, geralmente só seguindo a criação do Código de Ética. Isso porque, de acordo com a CGU, uma empresa com um Programa de Integridade deve contar com canal de denúncias.
O órgão também deixa claro que é preciso que canais de denúncias estejam disponíveis e a fácil acesso tanto para público interno e terceiros, quanto para o público externo.
Outra boa prática da CGU é que o denunciante possa acompanhar o andamento da denúncia, dando transparência ao processo. Isso garante credibilidade do canal para denunciantes.  
Como o clickCompliance pode te ajudar? 
Nosso Canal fica na web e pode ser inserido em sites, intranets e outros veículos internos. Ainda pode ser compartilhado de diversas formas através do link, como explicamos no tópico comunicação.
Para acompanhamento, oferecemos um protocolo da denúncia ao denunciante. Ele também pode receber as novidades por e-mail em casos de denúncias não anônimas
Monitoramento
O último pilar do Programa de Integridade da CGU é o Monitoramento. Com um bom monitoramento, é possível responder com eficiência a qualquer risco ou ineficácia.

Também com uma estratégia de monitoramento, a equipe de Compliance pode fazer testes e acompanhar a melhora ou piora das estratégias, escolhendo a mais bem-sucedida.
Como o clickCompliance pode te ajudar? 
Você pode monitorar dashboards e relatórios que mostram o desempenho do seu programa, e fazer testes mudando e observando as perguntas que confirmam se o funcionário entendeu a política antes de aceitar.  
Se os índices estiverem baixos é possível fazer melhoras nessa política para que fique mais clara, ou realizar treinamentos sobre esse tópico, por exemplo. 
Com o módulo de formulários, além de usar para formulários tradicionais (conflito de interesses, etc.), você pode fazer pesquisas com os funcionários.  
Dependendo dessas repostas, você pode criar planos estratégicos para atacar problemas pontuais e constantemente melhorar o seu programa de integridade. 
Criar um bom programa de integridade leva a diversos benefícios. Com a diminuição de incidentes ilegais e antiéticos, a imagem e reputação da empresa aumentam, a confiança de stakeholders aumenta e gastos com multas, auditorias e recuperação de imagem diminuem. 
Que tal ver o clickCompliance funcionando e conversar melhor com alguém da nossa equipe?
Marque uma demonstração sem compromissos abaixo! 
Artigos Relacionados
Anticorrupção

Guia do Marketing Para Seu Programa de Compliance

22/09/2020

O marketing muitas vezes é associado ao marketing quando se fala dos muitos riscos que esse setor apresenta. Principalmente agora com a LGPD, é um set...

Canal de Denúncias

O Que é o Compliance 4.0

08/09/2020

O mundo está no meio de uma nova revolução industrial, denominada a revolução 4.0, que está transformando como empresas e indústrias produzem e fazem ...

Como fazer

Compliance Bancário: Tudo que Você Precisa Saber

25/08/2020

Um dos primeiros setores a implementarem programas profissionais de compliance foi o financeiro. Devido ao alto nível de regulação e à complexidade do...

Canal de Denúncias

Canal de Denúncias: É Possível Usar Inteligência Artificial?

18/08/2020

De acordo com a PWC, 43% das fraudes em empresas são detectadas através de denúncias. Além disso, com um canal de denúncias efetivo, as perdas para em...

Microsoft Preffered Solution
Certificado BRA certificadora
Prêmio Tecnologia em Compliance 2019
Startup Acelerada Inovativa 2019