Olá pessoal, eu sou Marcelo Erthal, o CEO do clickCompliance. Normalmente não venho fazer textos aqui no blog, mas esse tempo que estamos vivendo não é normal não é mesmo?
Queria aproveitar esse espaço para refletir um pouco sobre o momento pelo qual as pessoas, as empresas e os países estão passando.
Atravessar uma pandemia é difícil, preocupante e assustador, com certeza. Mas, a meu ver, é também a nossa oportunidade de mostrar que nem uma Pandemia grave e nem o trabalho de casa podem parar o compliance.
Temos à nossa disposição, hoje, infinitas ferramentas e possibilidades para garantir que o máximo das nossas operações continue normalmente, mesmo que de casa. Isso é importante para diversos motivos.
O primeiro é que, para funcionários que estão em quarentena, manter-se ocupado com o trabalho e ter uma rotina normal os distrai das infinitas notícias e histórias que, se consumidas em excesso, como acontece quando não se tem outra coisa com o que se preocupar, acabam fazendo mais mal para a saúde mental do que bem.
O segundo é porque o compliance, principalmente, é um pilar de comportamento, um direcionador de ações em situações previsíveis e imprevisíveis. Em momento de incerteza, é nele que nos pautamos para seguir um caminho com integridade. Por isso ele deve continuar funcionando normalmente, buscando uma forma de continuar suas operações de forma remota.
O terceiro motivo é que o compliance veio longe demais no Brasil para ter suas atividades interrompidas e regredir agora. Como quem trabalha com compliance bem sabe, riscos, a anticorrupção e a integridade não param.
Por isso tudo, as empresas, mas principalmente os profissionais de compliance, também não podem parar, e também não podem deixar que o home office diminua seus programas e suas atividades. A dificuldade que enfrentamos é ter ferramentas e criatividade para seguir com o nosso trabalho nesse novo cenário de trabalho remoto.
Nós no clickCompliance estamos fazendo o possível para manter as operações normais, mesmo com a equipe toda estando em home office, seguindo todas as recomendações de especialistas e reafirmando a nossa responsabilidade em contribuir para o fim dessa pandemia.
No clickCompliance temos o benefício de sermos um tanto experientes em tecnologia, e sempre tivemos a estrutura necessária para garantir um trabalho remoto tão bom quanto o que fazíamos no escritório. Mesmo que seja uma decisão repentina, como foi dessa vez (estamos trabalhando de casa desde o dia 17 de março).
Apesar disso, também entendemos que a transformação digital ainda não chegou em todas as empresas (embora esse processo esteja muito atrasado). Nem toda empresa e nem todo setor de compliance consegue se manter na prática em momentos de emergência.
Por isso, eu e o clickCompliance queremos oferecer a nossa experiência e orientação para tentar fazer com que esse momento não seja de paralisação, medo e incerteza, e sim apenas uma mudança temporária de estilo de vida, mas de manutenção da produtividade.
A primeira coisa que preparamos é um template pronto de uma política corporativa para home office. Nela, você vai encontrar um texto com boas práticas para os funcionários manterem a produtividade, e também regras da empresa para a realização desse tipo de trabalho.
É facilmente editável se sentirem a necessidade de algum tópico ou se já tiverem alguma regra específica da empresa. O link para baixar é aqui (o pack também inclui mais 10 templates de outras políticas): https://clickcompliance.com/10-modelos-politicas-compliance-empresa/
Espero que seja útil para você e sua empresa!
Além disso, eu vou apresentar um webinar sobre compliance e programas de integridade para home office. Vou apresentar ferramentas, tirar dúvidas e basicamente mostrar o que podemos fazer para que o compliance não pare só porque estamos em home office.
O link de inscrição é esse: https://clickcompliance.com/webinar-compliance-homeoffice/
Vamos continuar fazendo o possível para ajudar a atravessar esse momento complicado da forma mais natural possível, e ressurgindo com mais confiança no nosso trabalho e na sua importância.
Também vamos continuar buscando mostrar para todas as empresas do Brasil que a transformação digital é uma necessidade para todos os setores. Não existe setor “burocrático demais” para isso (embora já mostramos que o compliance não é burocracia).
O momento de investir em soluções e processos de transformação digital não deveria ser agora, mas ainda há tempo para começar (até porque ainda não sabemos o quanto tempo isso vai durar), e ainda é possível se prevenir para o futuro.
Lembre-se: O COVID-19 não pode, e nem vai nos parar.
No clickCompliance estamos sempre disponíveis para quem só quer tirar dúvidas e entender o que a transformação digital pode fazer pela sua empresa.
Marcelo Erthal é CEO do clickCompliance.
0