Como fazer

Ética Empresarial: Como Construir uma Empresa que não Abre Mão de Seus Valores

Click to rate this post!
[Total: 0 Average: 0]
Para construir uma empresa que não abre mão de seus valores éticos, é fundamental criar uma cultura de fortalecimento constante desses princípios, estabelecendo-os com clareza.

Isso porque são eles que irão orientar os comportamentos dos colaboradores de diferentes níveis hierárquicos, assim como as tomadas de decisão das lideranças.

Dessa maneira, junto a missão, visão e valores, a
ética empresarial faz parte dos pilares que sustentam a identidade da companhia e que funcionam como bases para a elaboração das estratégias de negócio.

É por meio da ética no ambiente de trabalho e da boa conduta dos profissionais que a organização pode
crescer de forma saudável.
Benefícios imediatos são percebidos no cotidiano, como aprimoramento do relacionamento e aumento do trabalho colaborativo e da produtividade.


Acompanhe nosso artigo e saiba mais sobre o conceito de ética empresarial, quais ações compõem esses valores no ambiente de trabalho e como colocá-los em prática.

Quais São os Valores Éticos de Uma Empresa?     

Os valores de uma empresa são o conjunto de princípios e crenças que orientam o comportamento dos membros das equipes.

Esses valores são referentes àquilo que a empresa defende, acredita e valoriza, tendo relação também com a
maneira como a instituição busca ser percebida pelo seu público.

Vale ressaltar que cada área e profissão seguem determinado Código de Ética Profissional. O material reúne normas que
devem ser seguidas pelos profissionais no exercício de seu trabalho.


Esse ditame é elaborado pelos Conselhos, que fiscalizam e representam cada profissão em busca de fazer com que os
profissionais estabeleçam uma relação social com o eixo-diretriz do que o ofício prega.


Ética empresarial

Ética Profissional

Ética é uma palavra de origem grega – éthos – e significa “propriedade do caráter”. A ética profissional é tida como sinônimo de deontologia, termo que também deriva de duas palavras gregas – “deon”, que significa “dever”, e “lógos”, que significa “razão”, “lógica” ou “ciência”.

Assim, a ética pode ser compreendida como a
orientação do caráter e a deontologia como a ciência do dever. Ambas cumprem a função de formar a consciência profissional e orientar as condutas que devem ser praticadas pela empresa.

A ética profissional, portanto, tem papel essencial em orientar o bom cumprimento das atividades de uma profissão, seguindo princípios estabelecidos pela sociedade e por grupos de trabalho.

Como vimos, cada profissão tem o seu código de ética próprio, que
pode variar conforme as diferentes áreas de atuação.
Há elementos da ética profissional, contudo, que são universais. Veja alguns exemplos:

  • honestidade;
  • competência;
  • responsabilidade com a profissão, com colegas e com a sociedade.

Assim, podemos perceber que, além da ética empresarial estar associada aos valores éticos e morais de um empreendimento dentro de sua área de atuação, ela também tem efeitos perante seus clientes e concorrentes. Isso porque esses valores são os mesmos que regem a ética como um todo e a conduta dos relacionamentos no meio social.

Algumas práticas organizacionais podem estimular o envolvimento dos colaboradores com os valores éticos, auxiliando no
crescimento sustentável e no fortalecimento da imagem diante do mercado.
Preview
Foto: Drazen Zigic/Freepik



Determine os Valores da Empresa

De modo geral, os colaboradores se pautam pelas atitudes dos líderes da empresa. Por isso, o primeiro passo para colocar a ética empresarial em ação é identificar os valores do seu negócio e inseri-los nas tarefas do dia a dia.

Empreendimentos que apresentam
valores e normas objetivas a respeito do comportamento que esperam de seus funcionários conseguem definir com mais facilidade atividades e estratégias assertivas.

Assim, o foco passa a ser resultados que se sustentarão a curto e longo prazo. A
seleção de profissionais com perfil alinhado a esses valores e o estabelecimento de metas possíveis são alguns exemplos.

Tais normas podem estar presentes nas declarações de visão, missão e valores do estabelecimento ou nos códigos de ética.

É necessário
comunicar ao time de colaboradores as regras e normas de maneira clara. Assim, as pessoas podem entender porque o comportamento ético é fundamental e agir conforme os preceitos estabelecidos.
 

Ética empresarial

É Importante Conscientizar!

É preciso conscientizar as equipes sobre o que significa ética e por qual motivo a conduta profissional traz reflexos positivos tanto para a empresa quanto para os próprios funcionários.

Esse trabalho pode ser realizado por meio de
treinamento de compliance. Ao incentivar esses valores no local de trabalho, os líderes garantem a harmonia em sua equipe e otimizam o desenvolvimento profissional de cada membro do time.

Outro aspecto importante a ser conversado e frisado junto ao time é o fato de o mercado de trabalho estar cada vez mais acirrado.
Essa realidade não deve significar que a disputa entre os profissionais e os empreendimentos seja uma brecha ou desculpa para a ausência ou desvio de atitudes éticas.

Guiados por um código de conduta, com base no
respeito coletivo e na honestidade, todos podem atuar de acordo com a ética empresarial.
Nesse sentido, posturas fundamentadas deixam o ambiente organizacional mais produtivo e satisfatório para o crescimento e o aprendizado dos profissionais.


Reafirme o Posicionamento da Empresa

Os líderes da organização devem reafirmar o seu compromisso em proporcionar integridade aos colaboradores sempre que for possível.
Esse posicionamento leva mais segurança aos profissionais, especialmente àqueles que têm funções operacionais.

Já os colaboradores devem seguir as políticas, atuar de maneira eficiente e cumprir as regras conforme são definidas ou modificadas.

Para proporcionar um ambiente de trabalho harmonioso, essas normas precisam ser percebidas pelos gestores como
fatores necessários para a administração da empresa e para atender ao mercado mutável.
 

Ética empresarial

Faça Avaliações e Auditorias

A auditoria é uma ação importante para que a instituição consiga fazer um diagnóstico sobre os processos e procedimentos de maneira transparente. A empresa pode realizar auditorias:

  • tradicionais;
  • éticas;
  • ambientais;
  • culturais.

As avaliações rotineiras do ambiente de trabalho também ajudam os empresários a entenderem melhor o comportamento de sua equipe. Dessa maneira, é possível fazer ajustes e reduzir falhas, erros e conflitos durante o processo.

É preciso, ainda,
manter o sigilo em eventuais denúncias de atitudes que vão contra os valores éticos da empresa. Os funcionários devem poder confiar na instituição para fazer este tipo de relato, que pode exigir atenção, análise e, até mesmo, medidas punitivas.


Conheça os Nossos Serviços

Como vimos, estar em conformidade com a ética empresarial é uma maneira de otimizar o ambiente organizacional, os relacionamentos e a produtividade do negócio.

Dessa maneira, a implantação de programas de compliance e de integridade é primordial para avançar nos resultados do empreendimento. Recursos tecnológicos são aliados nesse processo.