Como fazer

Como produzir indicadores de um programa de compliance?

[Total: 0    Média: 0/5]
Estruturar um programa de Compliance é de extrema importância nos dias de hoje. Isso passou a ganhar visibilidade a partir de todos escândalos ocorridos no nosso país e seus impactos na imagem e na reputação das corporações envolvidas. Mas como qualquer outra iniciativa, sua eficácia tem que ser medida e controlada, e isso só se torna possível através da criação de indicadores de Compliance.

As perguntas a se fazer são: o quão relevante ele se mostrará para a minha empresa? Os dados gerados serão simples de serem analisados e controlados? As funcionalidades do meu software de Compliance estarão suprindo as necessidades demandadas? Esse é o grande desafio a ser questionado.

O clickCompliance, primeiro software brasileiro validado no AppSource da Microsoft, visa controlar diversos processos do seu programa de Compliance. Por exemplo, o aceite das políticas e dos documentos da sua empresa, as perguntas mais frequentes sobre Compliance e normas, progresso em treinamentos, etc. Ele possui diversos dashboards em tempo real que auxiliam no processamento e na compreensão do programa de Compliance como um todo.  


Dashboards e Indicadores

Com os painéis do clickCompliance é possível ter uma visão global do seu programa de Compliance. Seguem alguns indicadores monitorados:

  • Usuários Ativos e Status do Sincronismo
Esse indicador monitora a quantidade de usuários internos (funcionários e colaboradores) e externos (fornecedores, revendas, representantes etc.) que estão sob alcance dos módulos do software. O processo de sincronismo garante que essa informação esteja sempre atualizada, automaticamente registrando novas admissões e contratações e retirando usuários que não estão mais presentes na empresa. Além disso, o sincronismo detecta quando um usuário mudou de área e deve aceitar uma nova política.

  • Percentual de Aceite das politicas
Como cada politica pode possuir uma audiência diferente, com esse indicador você pode monitorar percentualmente a quantidade de aceites realizados e não realizados. Além disso é possível realizar um refinamento e obter esse percentual politica a politica. Permitindo assim, um controle granular da abrangência do seu programa.

  • Controle de validade de politicas e documentos
Com esse indicador você monitora o percentual de politicas e documentos que se encontram na validade. Controlar a validade de seus documentos é essencial para que os mesmos não fiquem desatualizados. O sistema possui um processo de revalidação para aqueles que continuam válidos passando por fluxos de aprovação. Além disso é possível verificar a quantidade de documentos válidos por área da empresa.

  • Atividades pendentes 
O dashboard do software mostra ao usuário todas as atividades que estão pendentes de acordo com os módulos que a empresa contratou. Isso pode ser uma política que precisa ser aceita, um treinamento em andamento ou uma denúncia que pode ser acompanhada, por exemplo.


Medir para controlar

Cada um desses indicadores fazem com que o programa de Compliance seja implantado de forma organizada e estruturada, permitindo assim uma visão global do programa, onde você concentra seus esforços nas áreas que merecem maior atenção.  Assim, você também consegue montar estratégias com base em dados.

Você se interessou pelo software? Agende aqui uma rápida demonstração para entender como ele pode auxiliar o programa de Compliance da sua empresa!