Perspectivas do compliance: as expectativas para o futuro do setor

Click to rate this post!
[Total: 0 Average: 0]
Saiba quais são as perspectivas do compliance e como elas podem impactar o setor!

O compliance é um programa que define e promove regras de conduta e políticas para as operações e atividades da empresa. Integrado à cultura corporativa, ele visa assegurar o cumprimento das normas legais e regulamentares, além de prevenir, identificar e corrigir desvios ou inconformidades que comprometam a reputação da empresa no mercado.

Mas para garantir a conformidade de uma organização, esse programa precisa estar alinhado a fatores externos como, por exemplo, o comportamento e as demandas da sociedade. Por isso, todo ano surgem tendências para o setor.

Neste conteúdo, reunimos as principais perspectivas do compliance. Confira e fique por dentro do que está por vir nessa área!

Quais são as perspectivas para o compliance? 

O compliance evoluiu bastante nos últimos anos, o que contribuiu para a sua estruturação e consolidação em boa parte das empresas. Entretanto, por ser uma área que precisa estar alinhada com as transformações na sociedade e, sobretudo, a atualização de leis e regulamentações, ela está em constante movimento.

A dinâmica do mundo, os avanços tecnológicos, a influência das decisões políticas, o progresso do ambiente corporativo e uma infinidade de outros fatores impactam o futuro do compliance e trazem novas perspectivas.

A expectativa é que o compliance seja marcado por uma crescente integração de tecnologias avançadas, como Inteligência Artificial (IA) e Big Data, para monitorar e garantir a conformidade em tempo real.

Além disso, o aumento da presença das marcas nas redes sociais também irá fazer com que o setor direcione um olhar atento para o compliance digital.

Outros aspectos que também devem marcar presença são o surgimento de novas profissões, a busca por humanização no ambiente de trabalho e as práticas ESG que estão sendo cada vez mais valorizadas.

Isso fará com que a cultura do compliance esteja mais presente em todas as camadas da organização, promovendo um ambiente de transparência e responsabilidade que fortalecerá a reputação e a resiliência das empresas.

Um indivíduo seleciona ícones que simbolizam o futuro do Compliance.

Imagem: Freepik

 

Perspectivas do compliance: quais são as características do setor para os próximos anos?

Como mencionamos anteriormente, existem diversos fatores que podem impactar o compliance nos próximos anos. Mas o que esperar desse setor?

A seguir, falaremos um pouco mais sobre as principais características que trarão uma nova perspectiva para o compliance:

Aumento do uso das mídias sociais

As redes sociais estão presentes na vida de muitas pessoas no país e no mundo. No Brasil, segundo dados do relatório “Digital 2024: Brazil”, produzido pela We Are Social em conjunto com Meltwater, 86,6% dos brasileiros estão conectados e 66,3% têm perfis nas redes sociais.

Com a popularização das redes sociais, há uma maior necessidade de monitorar e gerenciar a conduta dos colaboradores e da própria empresa, já que são um espaço que amplia a exposição de uma organização, tornando-a mais vulnerável a comentários negativos e violações de políticas internas, como divulgação de informações confidenciais e postagem de conteúdo inapropriado.

As redes sociais podem trazer novos desafios regulatórios, já que as interações on-line também devem estar em conformidade com as normas vigentes. Para evitar problemas, as empresas precisam desenvolver políticas claras e abordar o uso adequado das redes sociais durante treinamentos de compliance.

Por outro lado, as redes sociais também podem ser uma ferramenta para promover a cultura de compliance, permitindo a disseminação rápida de informações e boas práticas. 

Presença constante de ameaças cibernéticas 

Dados do Relatório Semestral de Ameaças Cibernéticas de 2024, elaborado pela Sonic Wall Capture Labs, revelam um aumento de 11% nos ataques cibernéticos entre 2023 e 2024. A prática desses crimes tem um impacto profundo no compliance das empresas, trazendo a necessidade de abordagens rigorosas e atualizadas para a proteção de dados.

As organizações precisam implementar políticas de segurança cibernética robustas para garantir que todas as atividades estejam em conformidade com as regulamentações, como a Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD.

Essas ameaças podem expor vulnerabilidades nos sistemas, levando a possíveis violações de dados que podem resultar em sanções severas, perda de confiança dos clientes e danos à reputação da empresa.

Para mitigar esses riscos, o compliance deve incluir a realização de auditorias de segurança cibernética regulares, treinamento contínuo dos funcionários sobre práticas seguras e a implementação de tecnologias avançadas contra esse tipo de ameaça. 

Surgimento de novas profissões

Nos últimos anos, o aumento das tecnologias e do consumo nas redes sociais favoreceu o surgimento de novas profissões. Os novos cargos trazem outras perspectivas para o compliance, que precisará se adaptar para criar políticas que atendam às novas demandas dessas funções.

Além disso, com novas profissões, surgem também diferentes riscos e oportunidades, exigindo que os programas de compliance sejam flexíveis e proativos na identificação e na mitigação de possíveis irregularidades.

Aplicação de novas ferramentas

Com o avanço das tecnologias, outra perspectiva da área de compliance é a possibilidade de adaptação para a incorporação de novas soluções inteligentes na rotina de trabalho.

Mas para garantir o melhor proveito da tecnologia, os profissionais de compliance precisam estar atentos sobre a chegada e o uso correto das inovações.

Humanização do compliance

A humanização no compliance tem sido um aspecto valorizado pelos colaboradores. Nos próximos anos, essa deverá ser uma característica marcante para a área.

Isso significa tornar as políticas e práticas de conformidade mais acessíveis e compreensíveis para todos, por meio de uma comunicação clara e efetiva. 

ESG ganhando espaço

Nos últimos anos, o número de brasileiros preocupados com hábitos sustentáveis aumentou. As preferências da sociedade causam impactos no compliance e, por isso, medidas que coloquem práticas ESG como foco devem fazer parte do futuro do setor.

Na prática, o ESG no compliance refere-se à integração de políticas sustentáveis e éticas na empresa. Isso significa que, além de seguir as leis e regulamentações, a organização também adota medidas para minimizar seu impacto ambiental, promover a justiça social e garantir uma governança transparente e responsável.




Acompanhe as novidades do setor com o clickCompliance

A equipe de tecnologia do clickCompliance está sempre atenta às tendências e perspectivas do compliance para aprimorar o produto de forma que ele atenda às novas necessidades do setor.

Nosso software completo para a gestão do programa de integridade é dividido em módulos, desenvolvidos para gerar indicadores e relatórios automáticos, que se integram com ferramentas de BI que a empresa utiliza. Além disso, temos treinamentos sobre diversos temas que realmente engajam a sua equipe.

Quer saber como se adaptar às perspectivas do compliance? Agende uma demonstração e descubra!

Autores

Author


Avatar

Helen Lugarinho

Apaixonada por tudo o que envolve comunicação, compliance, cultura e pessoas! Novas histórias e desafios me movem.