Ambiente Corporativo, Fique por Dentro, Inteligência Artificial

Benefícios da Inteligência Artificial Para as Empresas

Click to rate this post!
[Total: 0 Average: 0]
Automatização de tarefas e economia de recursos são alguns dos benefícios para empresas que investem em Inteligência Artificial. Saiba mais!


As primeiras tecnologias que surgiram nas empresas eram máquinas simples, desenvolvidas para realizar operações específicas. Com o passar do tempo, as tecnologias tornaram-se mais complexas. Hoje estão cada vez mais presentes em nosso dia a dia e conseguem desempenhar funções bastante complexas.

 

Este é o caso da  Inteligência Artificial (IA), capaz de identificar nossas preferências pessoais a partir de algoritmos e processar uma grande quantidade de dados em tempo real. 

 

Por conta destas características, tornou-se uma tendência em empresas de diferentes setores. O uso da IA permite automatizar processos operacionais de forma ágil e precisa, o que confere muitas vantagens para as organizações.

 

Se você tem interesse em saber quais os benefícios desse tipo de tecnologia para as empresas, fique conosco. Neste conteúdo, iremos mostrar um pouco mais sobre a presença dessa tecnologia no ambiente corporativo e, também, os resultados da sua aplicação. Confira! 


 

Benefícios de usar Inteligência Artificial

Em uma empresa, a Inteligência Artificial pode ser aplicada em diferentes processos, como:

  • Atendimento
  • Elaboração de produtos
  • Produção de conteúdos
  • Controle de estoque
  • Acompanhamento de pedidos
  • Logística
  • Processamento de informações do setor financeiro

 

Vale lembrar que, ao serem ensinadas para desempenhar essas funções, as tecnologias recebem diversos dados que permitem identificar padrões e executar as operações da forma esperada. 

 

Por apresentarem a capacidade de aprimoramento, as tecnologias conseguem aprender com as informações recebidas e as experiências que tiveram e, assim, promover melhorias na execução das tarefas.

 

Por esse motivo, são consideradas inteligentes, pois estão sempre se adaptando para entregar os melhores resultados. Sendo assim, é de se esperar que elas tragam benefícios para as empresas, não é mesmo?

 

A seguir, explicaremos um pouco mais sobre as três principais vantagens que uma empresa adquire ao investir nesse tipo de tecnologia. 

Automatização de tarefas

O primeiro benefício perceptível em relação à IA é a automatização de tarefas. Sabe aquelas etapas operacionais repetitivas que acabam ocupando muito tempo dos funcionários de uma empresa? 

 

Então, elas podem ser facilmente desempenhadas por soluções de IA. É o caso de:

 

  • Atendimento primário ao cliente
  • Classificação de itens
  • Mapeamento de informações
  • Outras tarefas rotineiras

 

Dessa forma, é possível poupar o tempo dos funcionários em funções repetitivas e focar em ações mais complexas e estratégicas, garantindo uma boa entrega em todas as etapas do negócio. 

 

Veja alguns exemplos de tecnologias que usam IA para desempenhar funções do dia a dia das organizações:

 

    • Chatbot
    • Plataformas de análise de dados
    • Sistemas de recomendação
    • Plataformas de Automação de Processos Robóticos (RPA)
    • Machine Learning

 

Business hand robot handshake, artificial intelligence digital transformation

Imagem: Freepik

 

Inovação

Outro benefício da IA são as novas oportunidades de inovação para produtos e serviços. Anteriormente, explicamos que essa tecnologia tem a capacidade de aprender com os processos e aprimorar a execução das tarefas. 

 

Esta característica contribui diretamente para a experiência do usuário. É como se a IA conseguisse entender a fundo as preferências dos consumidores e se adaptasse para entregar resultados alinhados à expectativa do público. 

 

Na prática, a empresa conquista um diferencial competitivo, pois adquire a possibilidade de idealizar novos serviços e produtos de acordo com as preferências do seu público-alvo, saindo à frente da concorrência. 

 

Além disso, esta capacidade da IA contribui para a construção de uma imagem positiva para a empresa, como uma organização tecnológica que aposta em inovações e ofertas personalizadas para seus clientes. 

Economia de recursos

Por fim, a Inteligência Artificial traz o benefício da economia de recursos. Se pararmos para pensar, sem essa tecnologia, as empresas acabam gastando mais tempo, energia, água e matéria-prima nas operações. 

 

Com a chegada da IA e a capacidade de automatização de processos, as organizações passaram a entender o que é ou não necessário no processo operacional, reduzindo assim custos e, também, impactos ambientais.  

 

É importante ressaltar que essas inovações conseguem promover uma redução de erros e o aumento de produtividade da equipe, o que também diminui os custos operacionais. 

 

No longo prazo, a presença da Inteligência Artificial pode proporcionar oportunidades de escalabilidade para a empresa. 


Inteligência Artificial e compliance 

Além de auxiliar na automatização de tarefas, inovação e economia de recursos das empresas, a Inteligência Artificial pode ser usada para revolucionar o programa de compliance de uma empresa. 

 

Caso você não saiba, processos de compliance asseguram que todas as regras, políticas e normas externas e internas sejam cumpridas, garantindo a conformidade das empresas com a legislação vigente. 

 

Vale lembrar que o não cumprimento de leis e normas pode ocasionar custos com multas e ações judiciais, fator que ainda compromete a imagem da empresa perante seu público.

 

Sendo assim, estar em conformidade é algo fundamental para toda e qualquer organização e ter o apoio da IA torna a gestão desse trabalho ainda mais eficiente. 

 

3D robot hand background, AI technology side view

Imagem: Freepik

 

Conte com o auxílio do clickCompliance

O clickCompliance é um software de compliance completo que alia o uso de IA na verificação do cumprimento da legislação vigente. 

O objetivo dos nossos módulos é automatizar tarefas operacionais e poupar o tempo dos profissionais da sua empresa. 

 

Na etapa de governança de documentos, o OpenAI/ChatGPT cria perguntas, a partir do documento ou política da empresa, para garantir que o colaborador tenha realmente entendido as informações que foram repassadas. Esse processo otimiza o trabalho dos profissionais de compliance e reduz esforços em atividades operacionais para tornar o setor mais estratégico. 

 

A IA também marca presença no canal de denúncias, que pode ser integrado ao WhatsApp. Por meio da ferramenta, é possível receber relatos mais completos e de forma mais ágil, assegurando o anonimato ao denunciante.

 

Outro processo que pode ganhar forças com o uso da IA é o treinamento de compliance. A etapa é fundamental para garantir que todos os colaboradores da empresa tenham conhecimento sobre as normas do programa de compliance da empresa. Neste caso, o ChatGPT formula as perguntas que serão feitas para verificar o entendimento dos funcionários em relação ao conteúdo apresentado no treinamento. 

 

Por fim, a IA também pode ser usada para tirar as dúvidas dos colaboradores. O compliance bot oferece esclarecimentos para as dúvidas da equipe em toda a base de conhecimento da empresa, possibilitando uma resposta mais natural e assertiva sobre diferentes questões. 







Ficou curioso para saber como tudo isso funciona na prática? Agende uma demonstração

 

Explore de perto nossas soluções e descubra como elas podem fortalecer os processos de compliance da sua organização.

 

 

 

Author


Avatar

Helen Lugarinho

Apaixonada por tudo o que envolve comunicação, compliance, cultura e pessoas! Novas histórias e desafios me movem.