A ética é um dos princípios fundamentais que devem nortear o ambiente de trabalho. Para isso, é necessário que todos os funcionários assumam o compromisso de manter um comportamento que reflita as normas e os valores da empresa.
Em linhas gerais, a ética profissional pode ser compreendida como um conjunto de parâmetros estabelecidos não só pela profissão exercida, mas também pelo ambiente de trabalho. Por meio deles, o colaborador é guiado a tomar atitudes corretas e honestas diante das mais variadas circunstâncias.
Neste conteúdo, vamos abordar o que é código de ética e quais os fatores necessários para garantir relações de trabalho saudáveis. Boa leitura!
O que é código de ética?
É o documento responsável por registrar formalmente os pilares éticos que serão seguidos pelos profissionais. Dessa forma, é importante que as organizações elaborem o seu próprio guia a fim de que ele reflita sua identidade.
Organizar um padrão ético para as relações de trabalho é uma forma de oferecer:
- mais transparência nos processos;
- ambiente respeitoso e saudável;
- satisfação dos profissionais;
- compliance e excelência.
Como desenvolver a ética nas empresas?
Uma conduta ética é fundamental para a longevidade dos negócios. É por meio dela que a empresa conquista a confiança, o respeito e a admiração de seus diferentes públicos — colaboradores, parceiros, investidores e consumidores.
A ética deve ser a base da cultura organizacional da empresa, por isso precisa ser considerada no momento de definição da visão, da missão e dos valores da empresa. Saiba mais sobre cada um deles:
- missão: é o propósito de existência da empresa;
- visão: é onde ela quer chegar no futuro;
- valores: diretrizes que norteiam seu trabalho.
A partir dessa definição, será necessário disseminar uma cultura organizacional ética entre os funcionários. Para isso, é aconselhável:
- avaliar a consonância entre o perfil do profissional e o posicionamento da empresa durante os processos seletivos para novas contratações;
- elaborar um código de ética que informe sobre a cultura organizacional de forma clara;
- ter uma equipe ou profissional responsável pelo compliance para promover a conformidade e a integridade na empresa;
- criar ações que reforcem a cultura organizacional ética no dia a dia, como a realização de palestras, campanhas e treinamentos de compliance.
Como elaborar um código de ética?
O código de ética é um documento fundamental para construção, registro e consolidação dos pilares éticos da empresa. Veja como elaborar o documento:
- crie uma comissão responsável pela elaboração do documento. Reúna profissionais do jurídico, RH, setor de compliance e membros da alta direção;
- o conteúdo deve reunir as informações sobre as diretrizes internas que devem ser seguidas por todos, incluindo as políticas de compliance e as sanções em caso de descumprimento das normas;
- as informações devem ser escritas de forma objetiva, evitando um linguajar técnico que prejudique a compreensão dos colaboradores;
- utilize exemplos de situações que ilustrem as informações apresentadas pelo código de ética para facilitar a leitura e o entendimento;
- revise o material para garantir que ele esteja conforme os direitos trabalhistas e constitucionais, além de não apresentar erros ortográficos ou semânticos.
Ética e compliance: qual é a relação?
O código de ética nas empresas diz respeito ao comportamento em concordância com as normas e os valores difundidos pela cultura organizacional. Já o compliance está relacionado à conformidade com a legislação vigente.
Diante dessas definições, é possível perceber que ambos estão intimamente associados. O compliance avalia quais procedimentos devem ser implantados na rotina da empresa para evitar o descumprimento de leis. Já o comportamento ético busca seguir tais direcionamentos.
Ética no trabalho: qual é a conduta esperada?
Para manter uma postura ética no trabalho, é necessário estar de acordo com a cultura organizacional da empresa, respeitando suas normas e valores. Mas, em geral, há alguns pilares éticos que são comuns a todos os ambientes de trabalho:
- capacidade de fazer e receber críticas;
- reconhecimento do mérito do outro;
- gerenciamento de tempo;
- responsabilidade;
- confiabilidade;
- honestidade;
- disciplina;
- respeito.
E como as empresas devem manter a ética com os funcionários?
- garantindo que as regras sejam aplicadas para todos os colaboradores;
- tratando os funcionários com respeito e equidade;
- comunicando as políticas internas claramente;
- cumprindo os direitos trabalhistas.
Quais os benefícios da ética profissional para a empresa?
Uma cultura organizacional ética e transparente resulta em vários benefícios para a empresa, como:
- aumento do engajamento e da produtividade;
- conformidade com a legislação vigente;
- mais satisfação dos colaboradores;
- melhoria do clima organizacional;
- longevidade dos negócios;
- aumento de credibilidade.
Como o clickCompliance pode ajudar a sua empresa?
O clickCompliance oferece soluções tecnológicas que contribuem para difundir os pilares éticos nas organizações.
Além do software para treinamentos, usado para auxiliar os colaboradores a fixar as normas e valores da empresa, você também pode contar com o software para aplicação de formulários, que ajuda na detecção e no acompanhamento de riscos como conflito de interesses.
O software para governança de documentos automatiza a coleta de aceites sobre o entendimento das políticas corporativas. Já o canal de denúncias é uma porta de entrada para informações sobre posturas antiéticas no ambiente de trabalho.
0