Programa de Compliance Pode Atrair Mais Clientes

Click to rate this post!
[Total: 0 Average: 0]
Prospectar novos clientes não é tarefa fácil, mas quem está no mercado sabe que a fidelização é um processo ainda mais complexo. A boa notícia é que o compliance é uma ferramenta que pode auxiliar em ambos os processos.

Para atrair o consumidor pela primeira vez, é necessário chegar até ele com a oferta de um produto ou serviço de qualidade. Mas para fazê-lo ficar, é preciso criar vínculos

Uma relação duradoura entre o cliente e a marca é pautada na identificação de valores em comum. Ou seja, não basta apenas a qualidade do produto ou serviço, é preciso conquistar o reconhecimento do público-alvo

E como o compliance pode ajudar? 

Estar em conformidade com as leis que abrangem a atividade exercida pelo negócio é um grande diferencial competitivo, capaz de abrir novos mercados e assegurar a longevidade das relações. 

Para saber mais sobre compliance e atração de clientes, acompanhe esse post. Boa leitura! 



O que é compliance? 

Primeiramente, é preciso compreender o que é o compliance e quais são as vantagens de adotar um programa de conformidade no dia a dia

O termo refere-se ao ato de uma organização promover a adequação de processos e condutas para o cumprimento da legislação vigente.  

Na prática, o compliance reúne normas e procedimentos internos que devem ser seguidos por todos os funcionários com o objetivo de garantir essa conformidade. 

Para isso, realiza-se um diagnóstico da empresa a fim de mapear os possíveis riscos e os setores mais vulneráveis.  

De posse dessas informações, o profissional ou a equipe responsável pelo compliance estabelece as normas e os procedimentos internos.  

O compliance tem diferentes vertentes, sendo uma delas o programa de integridade, responsável por prevenir e combater atos ilícitos, como fraudes e corrupção, e comportamentos antiéticos, como assédio moral, assédio sexual e outras posturas incompatíveis com os valores da empresa. 

Como usar o compliance na prospecção de clientes 

Para atrair novos consumidores, as empresas criam estratégias de comunicação, realizam parcerias e investem na valorização do produto ou serviço. Em cada uma dessas etapas, o compliance pode contribuir. Confira: 

1) Comunicação com o cliente 

Para falar com o seu público-alvo, é necessário não só conhecê-lo, mas também dominar o que é o seu negócio e o que ele tem a oferecer. 

Neste sentido, não importa apenas o produto ou serviço em si, mas também, o posicionamento da marca e os valores cultivados por ela.  

Por isso, além das estratégias de marketing, o programa de compliance pode ser um diferencial no trabalho de comunicação com o cliente.  

Uma das ações do programa de compliance é estabelecer um Código de Ética que informa a missão, a visão e os valores da empresa.  

Essas informações são difundidas para todos os funcionários, o que os torna mais preparados para apresentar a marca para o consumidor. 

Outro ponto importante é que, ao adotar um programa de compliance, a empresa assume a responsabilidade de uma gestão ética e transparente, valores primordiais para a sociedade.  

2) Realização de parcerias 

Realizar parcerias é uma estratégia que contribui para divulgar a empresa no mercado. Mas é preciso cuidado na hora de escolher com quem associar a sua marca

O Due Diligence é um procedimento adotado pela equipe de compliance que consiste numa avaliação prévia de risco que deve ser feita antes de contratações, aquisições, formação de consórcio e, também, relações de parceria. 

Cuidar da imagem institucional é fundamental para garantir a credibilidade junto ao público consumidor. Estar em conformidade com as leis e garantir parcerias com quem também cumpre a legislação é determinante para isso.  

3) Valorização do produto ou serviço 

Quando uma empresa tem um programa de compliance eficiente, ela promove melhorias internas que resultam em maior qualidade e eficiência do produto ou serviço prestado. 

Além disso, manter uma equipe em sintonia com a missão, a visão e os valores do negócio significa aumento da satisfação dos funcionários, maior engajamento e, também, maior produtividade. 

O compliance impacta diretamente as operações da empresa. Esse aspecto é positivo e perceptível ao consumidor. 

Benefícios do compliance para a fidelização de clientes 

O compliance também ajuda na construção de uma relação duradoura com os clientes. Isso acontece graças a algumas ações necessárias para a fidelização, como promover a identificação com o público, ouvir o que ele tem a dizer e manter posicionamentos coerentes com o que é proposto pela empresa. Saiba mais: 

1) Promoção de identificação 

Produtos e serviços são oferecidos por diferentes empresas, mas o que garante a fidelização de um cliente por uma marca é a identificação entre ambos. 

Essa identificação é estabelecida pela compatibilidade de valores e percebida através do atendimento, dos canais de comunicação e da entrega do produto ou da prestação do serviço. 

O compliance tem a proposta de consolidar uma cultura organizacional ética, responsável e transparente. Para isso, é assegurado o cumprimento das obrigações fiscais, tributárias, trabalhistas, ambientais, dentre outras. Tudo isso contribui para uma imagem positiva perante o público. 

Além disso, o programa de integridade tem a finalidade de prevenir, detectar e combater irregularidades, evitando danos à reputação da empresa por conta do envolvimento em fraudes e escândalos de corrupção

Uma imagem positiva aumenta a credibilidade e as chances de promover identificação com o público. 

2) Posicionamento além do papel 

Não basta apenas dizer que uma empresa prioriza determinados valores; é preciso tirá-los do papel e colocá-los em prática.

Por meio de treinamentos de compliance e do envolvimento de toda a equipe, é possível garantir que as normas e os procedimentos internos estabelecidos no Código de Ética sejam cumpridos. 

As ações de monitoramento realizadas pelo profissional ou equipe de compliance no dia a dia também certificam a realização prática deste trabalho. 

Isso é percebido pelo público consumidor através do contato com a empresa, seja no atendimento presencial ou virtual com funcionários; nos posicionamentos emitidos em site, blog e redes sociais; na entrega do produto ou serviço; e no pós-venda. 



3) A importância da voz do cliente 

Outro aspecto importante da fidelização é ouvir o que o cliente tem a dizer. Isso é feito por meio das estratégias de marketing e pode ser reforçado pelo compliance. 

Uma das ferramentas mais importantes do programa de integridade é o canal de denúncias, que recebe informações sobre irregularidades.  

As denúncias recebidas são investigadas e, caso constatadas, há a aplicação da sanção prevista no Código de Ética

As contribuições para a prospecção e a fidelização de clientes estão entre os muitos benefícios que o compliance é capaz de agregar para a empresa. 

O clickCompliance oferece soluções para a implantação dos programas de compliance e integridade. Agende uma demonstração com a gente!

Autores

Author


Avatar

Helen Lugarinho

Apaixonada por tudo o que envolve comunicação, compliance, cultura e pessoas! Novas histórias e desafios me movem.