Ética e responsabilidade social nos negócios são pilares para crescimento
Empresas que buscam evolução precisam estar atentas aos conceitos de ética e responsabilidade social para colocarem em prática.
Falar de ética profissional no ambiente de trabalho remete ao conjunto de princípios e valores que guiam o comportamento dentro de uma organização.
Já a responsabilidade social se refere ao compromisso de uma empresa com o impacto social e ambiental de suas operações.
Empresas éticas e socialmente responsáveis buscam a construção de relacionamentos sustentáveis, baseados na confiança com os diferentes públicos. Para isso, adotam práticas que contribuam positivamente para a sociedade e estejam de acordo com as diretrizes de compliance.
Esses pilares são determinantes para o sucesso. Por isso, é indispensável compreender o que significa ter uma postura ética e socialmente responsável hoje em dia. Ficou interessado e quer saber mais sobre o assunto?
Neste conteúdo, falaremos sobre os benefícios da ética e da responsabilidade social para o crescimento da empresa e como o compliance pode ser um grande aliado na hora de colocá-los em prática.
Boa leitura!
O que é ética nos negócios?
A ética nos negócios representa princípios e valores que vão além das regras legais. Por isso, deve ir além da prevenção de ações antiéticas.
Na verdade, boas práticas éticas visam promover transparência, integridade e equidade. Para isso, há algumas ações possíveis:
- Ter um código de ética;
- Implantar um comitê de ética;
- Realizar treinamentos de compliance;
- Assegurar a transparência na comunicação com o público.
- Disponibilizar um canal de denúncias.
Também é necessário ter comprometimento contínuo com a melhoria e a avaliação constante de processos e políticas internas. Além disso, a disposição de se adaptar às mudanças no ambiente empresarial que demandam uma postura mais ética é fundamental.
Quais os benefícios da ética nos negócios?
Ter um ambiente de trabalho ético pode trazer inúmeros benefícios à empresa. Vamos detalhar alguns deles abaixo. Continue conosco se quer entender mais sobre o assunto!
Transparência
Muitas vezes, quando se fala em transparência, as pessoas pensam em uma ideia abstrata. Porém, no mundo corporativo, trata-se de uma prática que envolve a divulgação de informações da empresa de forma verdadeira e ética. Para isso, algumas medidas podem ser tomadas:
- Divulgação financeira clara e abrangente;
- Tomada de decisões de forma pública;
- Comunicação interna e externa aberta;
- Realização da prestação de contas.
Prestação de contas sistemática
Garantir a transparência na prestação de contas significa assumir a responsabilidade pelas ações e decisões da empresa perante a sociedade. É como se a empresa dissesse: “Estamos aqui, somos responsáveis pelo que fazemos e queremos que você saiba disso”.
Veja como colocar a prestação de contas transparente em prática:
- Realização de relatórios mensais com detalhes financeiros e questões de ESG;
- Divulgação de comunicados internos e newsletters sobre as ações da empresa;
- Estímulo ao feedback construtivo.
Engajamento dos stakeholders
Ter um bom engajamento dos stakeholders requer a construção de relacionamentos confiáveis com todas as partes interessadas, o que inclui:
- Pessoas que trabalham na organização;
- Consumidores, pessoas físicas ou jurídicas, que adquirem os produtos ou serviços;
- Fornecedores de insumos para a organização;
- Prestadores de serviços para a empresa;
- Acionistas;
- Comunidade do entorno onde a empresa está localizada;
- Representantes de entidades governamentais que regulam ou interagem com a empresa.
Algumas ações que podem ajudar a estreitar os laços com esses stakeholders são:
- Estabelecer um diálogo aberto;
- Realizar iniciativas sociais;
- Encorajar a participação nos processos da empresa;
- Oferecer programas de desenvolvimento para a comunidade local.
Melhoria da cadeia de fornecimento
Para promover a ética na cadeia de fornecimento, é indispensável escolher parceiros e fornecedores com valores semelhantes aos seus. O alinhamento de interesses e propósitos contribui para garantir a reputação da marca e impulsionar práticas mais justas e sustentáveis. Para isso, é necessário:
- Seleção ética de fornecedores (due diligence);
- Avaliações regulares dos parceiros;
- Maior transparência nos contratos;
- Incentivo às práticas sustentáveis;
- Auditorias sociais e ambientais.
Comunicação responsável
A comunicação é uma via de mão dupla, ou seja, a empresa deve transmitir as informações de maneira responsável e, também, ouvir atentamente as preocupações da sociedade. Para colocá-la em prática, é importante:
- Garantir respostas proativas às críticas;
- Manter canais de comunicação abertos;
- Ter mais engajamento com a comunidade local;
- Assegurar uma comunicação clara com os funcionários.
Como o compliance influencia a ética nos negócios?
O termo compliance refere-se ao conjunto de práticas e procedimentos adotados por uma empresa para garantir que suas operações estejam em conformidade com leis, regulamentos externos e padrões éticos internos. Uma boa gestão de compliance envolve:
- Políticas internas;
- Treinamentos e educação sobre leis e políticas;
- Monitoramento e auditorias;
- Mecanismos de relato.
Portanto, o compliance assegura que a empresa siga todas as leis e regulamentos, criando um ambiente propício para uma cultura organizacional ética. Assim, também é possível prevenir irregularidades e evitar penalidades em função de comportamentos antiéticos.
Um sistema de compliance auxilia no estabelecimento de políticas internas claras que definem o comportamento esperado por todos na organização.
Organizações socialmente responsáveis são aquelas que avaliam os efeitos de suas operações em relação aos impactos sociais e ambientais. Dessa forma, ao invés de se concentrarem apenas em lucros, analisam a comunidade, o meio ambiente e o relacionamento com os stakeholders. O trabalho engloba:
- Análise do consumo de recursos naturais;
- Emissões de carbono;
- Impacto nas comunidades locais;
- Diversidade e inclusão social nas equipes;
- Programas de jovem aprendiz;
- Políticas de igualdade salarial.
Estes são alguns exemplos de medidas que podem ser adotadas pelas organizações para melhorar o bem-estar social e reduzir o impacto ambiental.
Ter responsabilidade social nos negócios pode trazer inúmeros benefícios à empresa, confira:
Retenção de talentos
Empresas que mostram ter responsabilidade social têm mais facilidade para atrair e reter talentos. Isso acontece porque muitos profissionais preferem trabalhar em organizações que declaram seus valores sociais e ambientais.
Veja algumas ações que auxiliam na atração e retenção de talentos:
- Ter programas de voluntariado corporativo;
- Oferecer benefícios sociais;
- Estabelecer um ambiente de trabalho inclusivo;
- Criar políticas de sustentabilidade;
- Ter um programa de compliance eficiente;
- Garantir o desenvolvimento profissional com propósito.
Contribuição para a sociedade
Uma das atribuições de uma empresa socialmente responsável é contribuir para a sociedade. Para a realização deste trabalho, é necessário desenvolver iniciativas que promovam um impacto positivo para a comunidade do entorno onde a organização está, o que pode incluir:
- Realização de programas educacionais;
- Apoio às instituições de caridade;
- Projetos comunitários;
- Preferência para a contratação de mão de obra dos moradores da região;
- Campanhas de promoção e prevenção à saúde.
Vantagem competitiva
Ações socialmente responsáveis podem conferir uma vantagem competitiva no mercado. Consumidores e investidores preferem empresas que tenham este compromisso. A empresa que busca o diferencial pode:
- Adotar práticas sustentáveis;
- Garantir condições de trabalho e salários justos;
- Focar na inovação social;
- Assegurar a transparência nas práticas de negócio;
- Ter maior envolvimento comunitário.
Reforço da imagem positiva
Além de todos os benefícios já citados, agir de forma socialmente responsável cria uma imagem positiva. Ter um compromisso real com a causa faz com que o público valorize a marca, fortalecendo a reputação do negócio, construindo uma relação de confiança e lealdade e aumentando a credibilidade no mercado. Algumas práticas podem ajudar a conquistar esse benefício:
- Investimento em fontes de energia renovável e programas de reciclagem;
- Parcerias com organizações sem fins lucrativos;
- Estímulo à participação dos funcionários em ações voluntárias.
As práticas de compliance orientam os processos empresariais em direção à ética e à transparência. Também têm um papel importante na formação de uma cultura organizacional voltada para a responsabilidade social. O compliance assegura que a empresa:
- Respeite a legislação, incluindo a ambiental e a trabalhista;
- Tenha uma gestão transparente;
- Faça um trabalho de prevenção contra irregularidades;
- Aprofunde o trabalho de ESG;
- Promova a diversidade e a inclusão.
clickCompliance é a solução para ser mais ético e responsável
Está pensando em começar a implementar uma cultura ética e de responsabilidade social no seu negócio? O clickCompliance é a solução!
Nossa plataforma possui integrações eficientes e um design profissional que torna o trabalho de compliance mais simples, ágil e eficaz.
Agende uma demonstração para conhecer o software da clickCompliance e entender como ele pode ajudar a fortalecer a ética de sua empresa!