Análise de compliance garante sucesso de programa nas empresas
Click to rate this post!
[Total: 2 Average: 5]
Ter um programa de compliance é fundamental para que as empresas possam construir e consolidar uma cultura organizacional que tenha como seus principais pilares ética, responsabilidade, respeito e transparência.
Apenas criá-lo, porém, não basta. É preciso que gestores e profissionais responsáveis tenham em mente que o trabalho dessa área é contínuo. Só assim será possível garantir a eficiência das ações e conquistar os resultados desejados.
Após a elaboração do programa, deve-se realizar uma análise de compliance. Essa gestão é necessária não só para assegurar o cumprimento das práticas estabelecidas, mas também para identificar possíveis gargalos e planejar o aprimoramento do programa.
Mesmo com as empresas entendendo cada vez mais sobre a importância do compliance para os negócios, dúvidas sobre como torná-lo efetivo na prática podem surgir.
Neste conteúdo, explicaremos o que é a análise de compliance, como ela contribui para a eficiência do programa, quais ferramentas podem ajudar a realizá-la e os resultados que podem ser alcançados a partir dela.
Boa leitura!
Conteúdo do artigo
Análise de compliance: uma estratégia de gestão
Na rotina empresarial, é comum que a criação de um produto ou serviço passe pela fase de testes. No período, são observados o desempenho e as possíveis falhas que exigem correção antes do lançamento para o mercado. Essa referência pode servir como uma analogia para ajudar a compreender o que é a análise de compliance e como ela funciona.
A análise de compliance nada mais é do que uma observação criteriosa de como a empresa tem colocado as diretrizes do programa em prática. Esse monitoramento deve ser realizado a fim de identificar falhas ou apenas questões a serem aprimoradas.
Estratégia de gestão para o monitoramento das ações do programa, a análise de compliance é feita por meio de avaliações de desempenho, auditorias e uso de ferramentas que auxiliam na fiscalização.
Diferentemente da fase de testes, que é finalizada com o lançamento do produto ou serviço da empresa, a análise é feita regularmente. Afinal, o programa de compliance é dinâmico e pode sofrer alterações ao longo do tempo.
O que é o programa de compliance
Compliance se configura em um conjunto de ações criadas para que a empresa siga tudo o que é determinado pela legislação vigente. Para isso, o profissional responsável pelo programa deve ter conhecimento sobre o que diz as leis referentes às atividades da organização.
A partir disso , ele realiza um trabalho in loco, acompanhando a rotina de cada setor para, assim, mapear os riscos de descumprimento da legislação.
As ações do programa de compliance são elaboradas com a finalidade de reduzir tais perigos. Uma vez criadas, devem ser colocadas em prática por todos os funcionários.
Relação entre análise e sucesso do programa de compliance
O compliance é apenas a primeira etapa para alcançar a conformidade com a legislação. Afinal, não adianta estar tudo feito apenas no papel. O ponto crucial para garantir que o programa seja bem-sucedido é fazer com que suas ações sejam praticadas no dia a dia.
É esse o caminho para estabelecer uma cultura organizacional ética, responsável e transparente.
É esse o caminho para estabelecer uma cultura organizacional ética, responsável e transparente.
A análise de compliance está diretamente relacionada ao sucesso do programa, pois é por meio dela que serão feitos um acompanhamento regular dentro da empresa e as alterações no programa com o decorrer do tempo.
Como fazer uma análise de compliance
A análise de compliance deve ser periódica e contemplar os seguintes pontos:
- revisão da legislação para verificar se houve alterações;
- em caso de inclusão de processos, novo acompanhamento junto aos setores;
- coleta e análise de dados sobre treinamentos de compliance para avaliar a compreensão dos funcionários sobre o programa;
- apuração de denúncias sobre irregularidades e avaliação sobre a necessidade de criar outras ações de compliance para coibir as práticas identificadas no ambiente corporativo;
- aplicação de avaliações;
- realização de auditorias.
Ferramentas para a gestão e a análise de compliance
O trabalho na área de compliance é abrangente e contínuo, uma vez que envolve todos os funcionários e requer um acompanhamento da rotina da empresa.
Há ferramentas que facilitam a gestão do compliance, de acordo com cada objetivo. Confira:
1. Para informar a equipe sobre as diretrizes do programa de compliance:
- campanhas internas de comunicação;
- treinamentos de compliance;
2. Para promover o engajamento da equipe:
- campanhas internas de comunicação;
- treinamentos de compliance.
3. Monitoramento das atividades
- auditorias.
Vantagens da análise de compliance
Sinônimo de comprometimento com o programa, a análise de compliance confere vantagens à empresa que estão relacionadas ao sucesso das práticas de conformidade. Veja algumas:
- garante um programa de compliance atualizado e de acordo com as reais necessidades da empresa;
- contribui para a prevenção, a identificação e a coibição de irregularidades;
- cria um ambiente de trabalho mais respeitoso e colaborativo;
- evita prejuízos financeiros e danos à reputação da marca;
- possibilita o desenvolvimento sustentável dos negócios;
- promove a conscientização dos funcionários;
- fortalece a imagem institucional;
- garante segurança jurídica.
Conheça as tecnologias do clickCompliance
Como vimos, a tecnologia pode ser uma aliada para a realização da análise de compliance. O clickCompliance é um software que oferece soluções para esse tipo de demanda.
Acesse o site e agende uma demonstração!
Acesse o site e agende uma demonstração!