Diversidade racial nas empresas à luz do compliance

Click to rate this post!
[Total: 0 Average: 0]
Garantir a diversidade racial nas organizações vai além da contratação, entenda como o compliance pode ajudar.

A desigualdade racial é um desafio que atinge não só o Brasil, mas o mundo inteiro, que também se reflete no ambiente corporativo.

Os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) mostram que somente 20% dos cargos de liderança em empresas privadas são ocupados por pessoas não brancas. A informação evidencia como as oportunidades de ascensão profissional ainda são limitadas.

Investir em ações que promovam a diversidade racial nas empresas é essencial para quebrar essas barreiras. Diante dessa necessidade, o compliance se apresenta como uma ferramenta fundamental.

É sobre isso que iremos falar ao longo deste conteúdo. Então, se você quer saber o que é diversidade racial e como os pilares de compliance podem ajudar a promovê-la nas empresas, continue a leitura.

Saiba o que é diversidade racial na empresa

No contexto empresarial, diversidade racial significa a representatividade de diferentes grupos étnico-raciais em todos os níveis hierárquicos e áreas de atuação.

Por isso, diversidade racial não se restringe à contratação de pessoas negras, indígenas e de outras etnias. Na verdade, é necessário aliar diversidade e inclusão para que os profissionais sintam-se pertencentes à organização e valorizados, por meio de reconhecimento e igualdade de oportunidades para o crescimento.

Para entender a dimensão desse assunto…

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), os afrodescendentes enfrentam desafios significativos em todo o mundo, incluindo acesso limitado à educação de qualidade, aos serviços de saúde, à moradia e à segurança.

Pensando em promover reconhecimento, justiça e desenvolvimento dessas comunidades, a ONU instituiu o período de 2015 a 2024 como a Década Internacional de Afrodescendentes.

As empresas precisam, mais que nunca, estar atentas à necessidade de promover a diversidade racial em seus ambientes de trabalho. Afinal, precisamos estar todos juntos no combate ao preconceito e à discriminação racial.

Imagem: Freepik

 

Prejuízos da falta de diversidade racial

A falta de diversidade racial dentro das empresas pode acarretar uma série de prejuízos que afetam o desempenho e a reputação da organização. Veja a seguir:

Aumento de rotatividade de funcionários

Sem diversidade racial, os profissionais de grupos minoritários podem se sentir desvalorizados e pouco representados. A situação pode levar à insatisfação e ao aumento da rotatividade de funcionários, que tendem a buscar oportunidades em organizações que valorizem a diversidade e ofereçam um ambiente mais inclusivo.

Falta de engajamento

Além disso, a falta de diversidade racial pode contribuir para a diminuição do engajamento dos funcionários. Se as vozes e perspectivas desses grupos não são sequer consideradas, pode haver desmotivação e falta de comprometimento

Ambiente corporativo tóxico

Ninguém quer estar num local onde o preconceito e a discriminação são tolerados ou, até mesmo, incentivados. Sem diversidade racial, as chances de um ambiente corporativo se tornar tóxico nesse aspecto são maiores. 

Falta de reconhecimento de clientes em potencial

Imagine que você está buscando fechar um contrato com um grande cliente e tudo está indo bem. Até que ele pergunta sobre suas políticas de inclusão e diversidade racial e, então, você se vê em apuros.

A situação é cada vez mais comum, e as empresas precisam estar preparadas para ter uma política eficiente de diversidade racial

Riscos legais

Por fim, podemos falar sobre os riscos legais relacionados à discriminação racial no ambiente de trabalho. Isso pode resultar em processos judiciais, multas e danos à reputação da empresa. Por isso, é essencial ter um programa de gestão de riscos específico para questões étnico-raciais.


Benefícios de ter diversidade racial nas empresas

Há muitos benefícios em promover a diversidade racial nas empresas, mas aqui vamos focar nos três principais. 

  • Capacidade de montar equipes múltiplas e diversificadas que podem ajudar na pluralidade do ambiente. Com essa diversidade, conseguimos sair do velho padrão que se concentra apenas em pessoas brancas e expandir para outras culturas e vivências; 
  • O aumento da produtividade é outro benefício que vem por meio de diferentes pontos de vista e abordagens para a resolução de problemas. A diversidade estimula o pensamento crítico e a tomada de decisões mais criativas; 
  • Outro aspecto importante é a valorização do profissional. Ao garantir a diversidade racial, as empresas demonstram o compromisso com a igualdade de oportunidades e o respeito por todos.

 

Imagem: Freepik

 

Dicas para ter diversidade racial na empresa

Se você quer saber como implementar políticas de diversidade racial na empresa, precisa ficar atento a essas quatro dicas: 

Conheça o assunto

Se você está lendo este texto atentamente até aqui, já está cumprindo o primeiro passo. Compreender os desafios e benefícios da diversidade racial é indispensável para quem deseja implementar boas políticas de enfrentamento. 

Apoie funcionários negros

Ser branco não é justificativa para não se envolver em pautas e movimentos raciais. Pelo contrário, é motivo para apoiar funcionários negros e se empenhar para crescer junto com eles. É preciso ser antirracista para combater a desigualdade que existe no mercado de trabalho.

Combata o racismo na empresa

Não se cale ao sofrer racismo ou ao ver um colega ser vítima. Muitas vezes, o silêncio diante das situações funciona como catalisador para que elas continuem acontecendo. Se você for líder, saiba que existem ferramentas de compliance que podem ajudar no combate à discriminação racial

Atenção na contratação de terceiros

Outra dica essencial: tenha atenção na contratação de terceiros! Afinal, se sua empresa está empenhada em combater a discriminação racial, não faz sentido firmar parcerias com organizações que não seguem os mesmos princípios. Para conhecer de forma aprofundada os parceiros em potencial, recorra à prática do due diligence.

A diversidade racial não se instaura apenas de forma interna com os princípios da governança. Para que a mudança seja verdadeiramente eficaz, também é necessário tornar os processos de due diligence mais rigorosos e questionar os terceiros sobre suas políticas antidiscriminatórias.


Como o compliance ajuda a ter diversidade racial nas empresas

O compliance tem um papel importantíssimo no processo de implementação de políticas a favor da diversidade racial. O compliance antidiscriminatório já faz parte de boa parte das empresas e busca fortalecer as políticas de combate à discriminação.

Veja algumas das ferramentas e estratégias do compliance que podem ser aliadas para garantir a diversidade racial:







clickCompliance pode ajudar!

O clickCompliance é um software de compliance que torna o trabalho de conformidade muito mais fácil. Em nosso sistema, você terá acesso à gestão de documentos, treinamentos de compliance, automação de processos, gestão de regulatórios, canal de privacidade, canal de denúncias e um chatbot de compliance, tudo na mesma plataforma.

Com todas nossas soluções, você conseguirá implementar as melhores políticas internas para garantir a diversidade racial na sua empresa.

Agende uma demonstração e saiba como nosso software pode contribuir para tornar sua empresa uma aliada na luta antirracista!

 

Author


Avatar

Helen Lugarinho

Apaixonada por tudo o que envolve comunicação, compliance, cultura e pessoas! Novas histórias e desafios me movem.