Governança é um dos pilares para empresas continuarem a crescer

Neste conteúdo, explicaremos o conceito de governança, as melhores práticas, qual é a relação com o compliance, o ESG, dentre outras informações

Publicado em 03/04/2025
● Por Helen Lugarinho
Ilustração de um prédio para simbolizar os valores de uma empresa.
Imagem criada pela clickCompliance utilizando inteligência artificial. © Todos os direitos reservados.
A governança corporativa é um dos principais aspectos que merecem a atenção de gestores que almejam a longevidade dos negócios.Afinal, o mercado tem valorizado, cada vez mais, as empresas que adotam boas práticas em prol da qualidade dos processos, das rotinas, dos serviços e, também, do bem-estar dos colaboradores.

No entanto, apesar de ser considerada um dos pilares fundamentais para o desenvolvimento das empresas, dados revelam que a aplicação do sistema de governança ainda é um desafio. Estudo feito pela PwC Brasil identificou que 49% dos profissionais responsáveis pelo planejamento econômico da empresa estão insatisfeitos com o grau de formação de governança corporativa dos executivos.

Ainda segundo o levantamento, 51% deles também não confiam na eficiência dos conselhos de administração responsáveis pela gestão de riscos da empresa. Enquanto 50% consideram-se insatisfeitos com o trabalho de detecção de irregularidades, como fraudes e outros crimes.

As informações revelam a
necessidade de disseminar o conhecimento sobre o que é governança, como ela se aplica na prática e, sobretudo, como realizar esse trabalho de forma eficiente no dia a dia das empresas.

Se você quer saber mais sobre este assunto, continue a leitura.
Bom artigo!
Conteúdo do Artigo

    O que é governança corporativa?

    Quem se interessa pelo tema, primeiramente, deve compreender o que é governança corporativa.

    Na definição do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), o conceito está relacionado ao sistema adotado pelas organizações para gerir os relacionamentos corporativos. Dentre as instâncias participantes, podemos destacar:

    • sócios;
    • conselho de administração;
    • diretoria;
    • órgãos de fiscalização;
    • demais interessados (acionistas, potenciais investidores, colaboradores, dentre outros).


    Isso significa que é através da governança corporativa que ocorre o alinhamento entre os interesses de stakeholders e o que é disposto por órgãos responsáveis pela regulamentação e a fiscalização. Dessa forma, a organização reitera o seu valor diante do mercado.

    Na prática, a governança corporativa transforma princípios básicos em orientações objetivas, com foco nos seguintes aspectos:

    • preservação do valor econômico a longo prazo;
    • acesso aos recursos;
    • qualidade da gestão;
    • bem-estar comum;
    • longevidade dos negócios.


    Quais são os princípios da governança corporativa?

    Para colocar o conceito de governança corporativa em prática nas organizações, é necessário que sejam adotados alguns princípios básicos que irão nortear esse sistema. São eles:

    • Transparência;
    • Equidade;
    • Prestação de contas;
    • Responsabilidade corporativa.



    Como implantar a governança corporativa nas empresas

    A partir do conhecimento sobre o conceito, a aplicação prática e os princípios básicos que norteiam a governança corporativa, é possível planejar a sua implantação. Para isso, é necessário que a empresa se organize em algumas etapas:

    1. Crie um conselho de administração;
    2. Estabeleça um código de ética;
    3. Estruture um processo de gerenciamento de riscos;
    4. Promova uma postura ética na organização;
    5. Fortaleça as lideranças internas;
    6. Incentive práticas transparentes;
    7. Sistematize processos essenciais do negócio;
    8. Aprimore a relação com os diferentes públicos (interno e externo);
    9. Realize auditorias periódicas;
    10. Tenha um plano de sucessão para os principais postos da empresa.



    Governança corporativa e compliance: entenda a diferença

    Podemos identificar algumas semelhanças entre a governança corporativa e a proposta do programa de compliance. No entanto, os conceitos não possuem o mesmo significado.

    Para entender a diferença entre ambos, é preciso saber o que é compliance, o seu funcionamento e qual é a relação com a governança corporativa.

    O que é compliance?

    O termo compliance tem origem no verbo em inglês “to comply”, que pode ser traduzido para o português como “cumprir”, “obedecer”, “concordar”. Assim, o compliance significa estar em concordância ou em conformidade com a legislação vigente.

    Um programa de compliance tem como principal propósito identificar as leis que abrangem a atividade exercida pela empresa, mapear os riscos de não cumpri-las e, assim, elaborar ações que evitem o descumprimento dessa legislação.

    Por ser um trabalho contínuo, o compliance também abrange ações de monitoramento e fiscalização a fim de prevenir e combater irregularidades.

    Relação entre a governança corporativa e o compliance

    Dessa forma, o compliance está relacionado às etapas da governança corporativa que envolvem o gerenciamento de riscos, as auditorias e a promoção de uma conduta ética na organização.

    A governança corporativa busca evitar os conflitos de interesses dos stakeholders. Já o compliance prioriza a conformidade com a legislação vigente. Os dois objetivos apontam para um mesmo caminho, em direção a uma cultura organizacional responsável, ética e transparente.

    Por isso, o programa de compliance é considerado um aliado para as boas práticas de governança corporativa.


    ESG: o que é e como se relaciona com a governança corporativa?

    Outro conceito que também é considerado fundamental para as boas práticas de governança corporativa é o ESG, sigla que vem do inglês “Environmental, Social, and Corporate Governance”. Em português, pode ser traduzido como “Ambiental, Social e Governança Corporativa”.

    O ESG tem como foco a sustentabilidade dos negócios para além do aspecto financeiro, abrangendo os impactos ambientais e sociais promovidos pela empresa.

    Dessa forma, o ESG orienta que a organização pense o futuro, adotando uma postura consciente desde já. Para isso são necessárias ações que visem:

    • a redução do desperdício;
    • o uso consciente dos recursos;
    • o impedimento de impactos negativos para o meio ambiente;
    • a preservação ambiental;
    • a inclusão no ambiente corporativo;
    • a diversidade da equipe;
    • a promoção do bem-estar dos colaboradores;
    • a colaboração com causas sociais.


    O ESG é responsável por agregar valor à empresa e, por isso, está diretamente relacionado às boas práticas de governança corporativa.

    Conheça as soluções do clickCompliance

    Se você quer saber mais sobre governança corporativa, compliance, ESG e outros temas, acesse o nosso blog!

    O clickcCompliance oferece soluções tecnológicas que auxiliam na implantação dos programas de compliance e integridade. Para saber mais, acesse o nosso site e agende uma demonstração.

    Publicado por

    Helen Lugarinho

    Sou jornalista formada pela Universidade Federal Fluminense, com pós-graduação em Comunicação Integrada e Gestão Estratégica de Conteúdo pela Facha. Minha trajetória profissional é marcada por uma ampla experiência em produção de conteúdo e marketing digital, sempre com foco em conectar pessoas e compartilhar conhecimento de forma clara e impactante.
    open ai microsoft logo
    Novo Canal de Denúncias com Ligação e WhatsApp por Inteligência Artificial!
    Você sabia que 40% das denúncias recebidas chegam incompletas, impossibilitando uma investigação adequada? Com a nossa nova integração você não terá mais esse problema!

    ligação mariana
    Outras publicações
    © Todos os direitos reservados - clickCompliance