ClickCompliance - Página inicial
Banner TalksBanner talks

Companhias securitizadoras e compliance: mais segurança para todos

Veja como o compliance aumenta a segurança jurídica, protege a reputação e atrai investidores para as companhias securitizadoras

Atualizado em 07/07/2025
● Por Gustavo Deslandes
Ilustração sobre mercado financeiro e ativos virtuais.
Imagem criada pela clickCompliance utilizando inteligência artificial. © Todos os direitos reservados.

Quando o assunto é mercado de capitais, segurança e confiança são palavras de ordem e isso se aplica com força total às companhias securitizadoras

Mas como garantir que esse tipo de empresa atue com responsabilidade, transparência e dentro da legalidade? A resposta está em um bom programa de compliance.

Neste conteúdo, você vai entender como o compliance ajuda a blindar as companhias securitizadoras contra riscos como fraudes, lavagem de dinheiro e falhas operacionais. Mais do que seguir normas, trata-se de criar uma cultura de integridade que fortalece a reputação e impulsiona o crescimento do setor. 

Boa leitura!

Conteúdo do Artigo

O que são companhias securitizadoras?

As companhias securitizadoras são instituições não financeiras que transformam créditos a receber em títulos negociáveis no mercado financeiro. 

Na prática, elas compram dívidas futuras de outras empresas – os chamados direitos creditórios – e os “empacotam” em ativos como, os Certificados de Recebíveis Imobiliários CRIs ou os Certificados de Recebíveis do Agronegócio (CRAs).

Imagine uma rede de supermercados que vende a prazo para seus clientes. Em vez de esperar meses para receber esses valores, ela pode vender os direitos sobre esses pagamentos para uma companhia securitizadora. Assim, obtém dinheiro à vista, com um pequeno desconto. A securitizadora, por sua vez, transforma esses créditos em títulos e os oferece a investidores.

Esse modelo também se adapta a setores que atuam no ambiente digital. Por exemplo, diante dos crescentes riscos do e-commerce, como inadimplência ou fraudes, a securitização pode ajudar empresas on-line a antecipar receitas com mais segurança e previsibilidade.

O resultado é uma cadeia em que todos saem ganhando. A empresa original ganha liquidez, a securitizadora gera receita com a operação e os investidores têm acesso a novas opções de investimento.


Por que o compliance é tão importante para as securitizadoras?

Com tantos agentes envolvidos, como empresas, investidores e órgãos reguladores, é fácil entender por que o compliance é tão essencial para as companhias securitizadoras. 

Trata-se de uma forma de garantir que tudo aconteça dentro das normas e com o mínimo de risco possível.

A seguir, vamos nos aprofundar nos principais benefícios que o compliance oferece para empresas securitizadoras:


Reduz riscos

Fraudes financeiras, lavagem de dinheiro, vazamentos de dados e falhas operacionais são algumas das ameaças enfrentadas diariamente. 

Um programa de compliance vai atuar na prevenção desses problemas. Ele estabelece políticas claras, promove treinamentos internos e automatiza controles internos para reduzir ao máximo a chance de erros ou comportamentos inadequados.


Promove cumprimento da legislação

As companhias securitizadoras estão sujeitas a um conjunto de normas regulatórias, como as impostas pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), pelo Banco Central, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), as leis de Prevenção à Lavagem de Dinheiro (PLD), entre outras. 

Além disso, é essencial que essas empresas estejam atentas a dispositivos que visam coibir crimes contra a administração pública, como corrupção, peculato e fraudes em processos de captação de recursos. 

Um bom programa de compliance atua diretamente na prevenção e na detecção de condutas suspeitas, promovendo uma atuação ética e transparente.


Protege a reputação

Em um setor onde a confiança é tudo, a reputação da companhia é um dos seus ativos mais valiosos. Basta um deslize, como uma denúncia de práticas suspeitas ou um vazamento de dados, para que a credibilidade vá por água abaixo.

O compliance atua como uma espécie de escudo, protegendo a imagem da empresa por meio de condutas éticas e transparentes.

Clique aqui e conheça nosso canal de privacidade! 


Melhora a governança corporativa

O compliance anda de mãos dadas com a governança corporativa. Isso inclui práticas como separação clara de funções, comitês de auditoria independentes, controle de riscos e relatórios periódicos. Tudo isso fortalece a gestão da companhia e ajuda a alinhar os interesses de todas as partes envolvidas.

Além disso, com a crescente demanda por critérios da agenda ESG, incorporar boas práticas de governança é cada vez mais um diferencial competitivo.

Leia também: Gestão e governança: diferenças e tendências


Aumenta a confiança dos investidores

Por fim, vale destacar um dos maiores benefícios: atrair investidores. Nenhum investidor quer aplicar recursos em uma empresa que opera na informalidade ou que corre o risco de ser punida por irregularidades. 

O compliance, nesse sentido, funciona como um selo de qualidade. Ele mostra que a companhia é séria, responsável e comprometida com a integridade – três características essenciais para quem deseja se destacar no mercado.

cta-software-de-compliance.png

Conformidade é com a clickCompliance!

Companhias securitizadoras cumprem um papel estratégico no mercado de capitais. Elas movimentam recursos, oferecem liquidez a empresas e geram novas oportunidades de investimento. 

Mas para que tudo funcione de forma ética e segura, é preciso mais do que bons produtos financeiros. É preciso estrutura, responsabilidade e conformidade.

O compliance é uma ferramenta indispensável nesse cenário. Então, que tal investir num sistema de integridade completo ainda hoje? 

Agende uma demonstração e veja como a clickCompliance pode ajudar a tornar o trabalho de conformidade mais fácil. 

Assine a nossa newsletter gratuita
Fique por dentro de tudo o que acontece no Compliance e no mundo, com conteúdos exclusivos entregues diretamente para você.
Artigos em Destaque
sidebar ia
Publicado por
Gustavo Deslandes
Atualmente coordenador de marketing na clickCompliance, atua na linha de frente das estratégias de comunicação e marketing digital da empresa. Com um olhar estratégico e ao mesmo tempo criativo, ele lidera projetos que envolvem planejamento, produção de conteúdo, gestão de campanhas e análise de resultados — sempre com foco em performance e alinhamento com os objetivos do negócio.
open ai microsoft logo
Novo Canal de Denúncias com Ligação e WhatsApp por Inteligência Artificial!
Você sabia que 40% das denúncias recebidas chegam incompletas, impossibilitando uma investigação adequada? Com a nossa nova integração você não terá mais esse problema!

ligação mariana
Outras publicações
© Todos os direitos reservados - clickCompliance