Fique por Dentro

5 Motivos Para Ler o Livro “O Que é Compliance”

[Total: 0   Average: 0/5]
Estamos sorteando um exemplar do livro “O que é compliance? Conceitos e ferramentas na visão de um Auditor Interno”, de Rui Bezerra. Abaixo, seguem 5 motivos para ler essa obra e participar do nosso sorteio. Além disso, você vai entender que o compliance deve andar junto com a auditoria interna, e as duas áreas devem aprender uma com a outra para realmente fazerem a diferença na empresa.

1: O autor é veterano em auditoria interna e compliance na prática

O primeiro motivo para ler esse livro é porque o autor tem mais de 15 anos de experiência na área da auditoria interna. Isso é substancial principalmente devido ao fato de que o próprio compliance só tem sido valorizado nas empresas recentemente.

Segundo pesquisa feita pela consultoria Deloitte em parceria com a ICC Brasil, a adoção de medidas de conformidade em negócios de pequeno e médio porte saltou de 2% para 20% entre 2012 e 2017. Ou seja, em 2012 apenas 2% dessas empresas tinham medidas de compliance.

Além disso, muita coisa evoluiu desde que essas práticas começaram a ser implementadas. É interessante entender a auditoria interna pelo ponto de vista de alguém que acompanhou as mudanças e sabe dizer exatamente o que funciona e o que não funciona.

2: O livro se baseia na realidade, não na teoria

Uma característica interessante do livro é que ele não é uma obra acadêmica, como muitos livros disponíveis sobre o mundo jurídico. Os conceitos têm embasamento na experiência do autor, além de falar sobre ferramentas.

É impossível entendermos as ferramentas que podem ser utilizadas no compliance sem descrever por que e como elas funcionam no nosso dia a dia. É importante poder aplicar seu conhecimento adquirido de forma prática e rápida, visto que o compliance é uma área essencialmente de processos, ou seja, de trabalho prático.

3: A entrada em vigor da LGPD continua próxima

Tudo que falamos sobre o compliance nos últimos anos está relacionada à LGPD. É uma das principais preocupações de todas as empresas atualmente, visto que ela diz respeito a um mundo complexo e desconhecido pela maioria dos profissionais (do compliance e sem ser do compliance): os dados e o mundo digital.

Outro motivo fundamental para ler esse livro quando a sua preocupação é a LGPD é o fato de ele introduzir ferramentas para o compliance. Quando o compliance precisa começar a se preocupar com dados, e em muitos casos o Big Data, é imprescindível começar a buscar ferramentas.

Sejam para automatizar processos ou simplesmente colocá-los em prática, se não houver uma pesquisa e aplicação boa de ferramentas de compliance, sua adequação à LGPD não estará sólida nem confiável. 

4: O uso de ferramentas na área deve aumentar para 62%

De acordo com a pesquisa de 2018 da Profissão de Auditoria Interna da PwC, muitas funções de auditoria interna estão adotando novas tecnologias. Por exemplo, no relatório estimaram que, até 2020, o uso de ferramentas tecnológicas de governança, gerenciamento de riscos e conformidade subiria de 23% para 62%.

A previsão era e continua sendo de adoção cada vez maior de ferramentas para o compliance, evoluindo dos procedimentos e planilhas mais básicos para opções mais sofisticadas. É importante estar por dentro dessa mudança que acontece cada vez mais rapidamente.

5: Uma pandemia é um bom momento para novos aprendizados

Entre todas as complicações de uma pandemia, um ponto positivo que podemos observar é o fato de todos terem mais tempo em casa devido ao home office e a quarentena. Além disso, podemos aproveitar para estudar até sentirmos mais confiança em poder sair livremente.

Outro motivo muito importante para ler esse livro é o fato de que a pandemia deve revolucionar o modo como vivemos e como trabalhamos. Sem contar como o compliance vai operar daqui para frente.

Sejam novas ferramentas, políticas inéditas ou simplesmente o trabalho remoto, precisamos mais do que nunca nos atualizar para enfrentar as novidades que estão por vir.

Participe do nosso sorteio de um exemplar, ou compre o livro.