Compliance: um aliado para criação e manutenção do ESG
Entenda como o compliance pode impulsionar suas iniciativas de ESG para um impacto positivo duradouro.
O termo ESG (Environmental, Social, and Governance) tem ganhado destaque nos últimos anos, especialmente dentro do cenário corporativo. Empresas de todos os portes estão se voltando para práticas sustentáveis, sociais e de governança como uma forma de se adequar às necessidades de um mercado consumidor cada vez mais consciente.
De acordo com o Índice do Setor de Sustentabilidade 2023 da Kantar, mais da metade da população global já deixa de consumir produtos de marcas que não investem em sustentabilidade. No Brasil, 56% dos entrevistados afirmaram ter parado de comprar produtos de empresas não sustentáveis, enquanto 63% procuram ativamente marcas com histórico de ações pró-ESG.
No entanto, para algumas empresas ainda pode ser difícil garantir que as práticas de ESG sejam efetivamente implementadas e mantidas. Nesse contexto, os pilares do compliance podem ser grandes aliados para a criação e manutenção desses programas.
Ao longo deste conteúdo, veremos como o compliance pode ser a chave para o sucesso nas iniciativas de ESG da sua empresa. Boa leitura!
ESG e compliance
Antes de qualquer coisa, é necessário entender o que significa compliance e ESG.
- ESG é a sigla em inglês para Environmental, Social and Governance, que em português significa Ambiental, Social e Governança. Na prática, a abordagem ESG visa integrar questões ambientais, sociais e de governança corporativa nas decisões de investimento e gestão empresarial.
- Compliance é um termo que vem do inglês “to comply” e significa cumprir. Esse conceito está relacionado à conformidade com leis e normas regulatórias vigentes. Um programa de compliance em uma empresa estabelece regras e medidas que devem ser seguidas para garantir que a organização esteja consoante à legislação.
A relação entre ESG e compliance é essencial para que as empresas adotem práticas sustentáveis e responsáveis. Enquanto o ESG destaca a importância de incorporar aspectos ambientais, sociais e de governança nas operações e decisões estratégicas, o compliance assegura a conformidade com leis e normas relacionadas a essas áreas.
Compliance ambiental
O compliance ambiental é um dos braços dessa parceria, destinado a garantir que a empresa esteja em conformidade com todas as leis e regulamentos ambientais aplicáveis, tanto de forma geral quanto na especificidade do negócio. Alguns dos principais marcos legais relacionados ao compliance ambiental no Brasil incluem:
- Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/1998): define os crimes ambientais e suas penalidades;
- Lei da Política Nacional do Meio Ambiente (Lei nº 6.938/1981): estabelece princípios e diretrizes para a proteção do meio ambiente;
- Código Florestal (Lei nº 12.651/2012): regula a proteção das florestas e áreas de preservação permanente;
- Resolução CONAMA nº 237/1997: dispõe sobre o licenciamento ambiental.
Já o compliance social vai ser responsável por garantir que a empresa esteja cumprindo todas as leis trabalhistas e de direitos humanos. Além disso, tem foco na promoção de um ambiente de trabalho seguro, justo e inclusivo.
Pode envolver questões como:
- Direitos trabalhistas;
- Condições de trabalho;
- Diversidade e inclusão;
- Impacto social das atividades da empresa.
Saiba como o compliance pode ajudar na promoção da diversidade cultural nas empresas!
Compliance e governança
Governança é o conjunto de processos, políticas e diretrizes que determinam como uma empresa é administrada e controlada. O compliance e a governança se relacionam diretamente na medida em que ambos buscam garantir que a empresa opere de forma ética, transparente e em conformidade com todas as leis e regulamentos aplicáveis.
Juntos, podem atuar em práticas como:
- Implementação de políticas a favor da Lei Anticorrupção;
- Auditorias internas e externas;
- Treinamentos de compliance.
Como implantar o ESG na sua empresa
Agora que você já sabe mais sobre a relação entre compliance e ESG, queremos te fazer uma pergunta. Será que a sua empresa está pronta para implementar novas práticas de sustentabilidade, sociais e de governança?
Implantar ESG na sua empresa não é apenas uma questão de adotar algumas iniciativas pontuais. É necessário um comprometimento integral da liderança e de todos os colaboradores para aplicar os princípios de ESG e do compliance em todos os aspectos do negócio.
Áreas como Administração e Recursos Humanos podem ser os primeiros a dar esses passos, mas como sempre falamos aqui, o exemplo precisa vir da liderança. A importância do “tone at the top” na implementação de políticas ESG é indiscutível.
Além disso, desenvolver um planejamento estratégico detalhado é essencial para guiar a implementação bem-sucedida das práticas de ESG na sua empresa. Nossa dica é: invista na contratação de profissionais de compliance capacitados que possam te guiar durante esse processo.
Conheça o clickCompliance!
Com integrações eficientes e um design profissional, o clickCompliance torna a implementação de políticas de ESG muito mais fácil.
Agende uma demonstração e saiba como nosso software pode ajudar a impulsionar suas iniciativas de sustentabilidade!