
O compliance jurídico pode ser compreendido como um conjunto de normas e procedimentos criados para uniformizar os processos de uma organização, com o objetivo de atender à legislação que abrange o negócio.
Dessa forma, o compliance jurídico busca reduzir os riscos de descumprimento das leis a fim de evitar multas, sanções e outras penalidades.
O compliance jurídico deve ser aplicado em todas as áreas da empresa. Por isso, o primeiro processo para a sua implantação é a realização de uma avaliação de riscos.
Na prática, significa um diagnóstico de todos os setores a fim de verificar quais estão mais suscetíveis a falhas e ao descumprimento das leis.
É com base na avaliação de riscos que o profissional de compliance irá elaborar as normas e os procedimentos internos que deverão ser seguidos pelos funcionários da empresa.
Veja a seguir, quais as principais avaliações feitas pelo compliance jurídico:
A legislação tributária inclui leis que regulamentam a arrecadação de impostos, taxas e contribuições. Entre elas, estão:
O compliance jurídico tem como função analisar a legislação tributária e avaliar se ela está sendo cumprida com rigor pela empresa.
Caso seja verificada alguma vulnerabilidade, é necessário criar procedimentos internos que facilitem a adequação e minimizem os riscos de descumprimento.
A conformidade com a legislação trabalhista também é checada pelo compliance jurídico. As principais leis são:
A conformidade com a legislação trabalhista evita não só multas e penalidades para a empresa, como também, o ajuizamento de ações por parte dos funcionários.
Além disso, ela contribui para a consolidação de um ambiente de trabalho saudável e seguro, com condições justas para os trabalhadores.
A legislação societária brasileira é composta por várias leis. Por isso, o compliance jurídico deve considerar a natureza da sociedade para realizar a avaliação.
Veja outras leis que também merecem a atenção do compliance jurídico:
Após a avaliação de riscos, considerando todas as leis que abrangem o negócio, são criadas normas e procedimentos internos para garantir a conformidade da empresa.
Essa política de compliance deve ser comunicada para todos os funcionários. Isso pode ser feito através de:
Feito isso, a equipe de compliance deve estabelecer ações de fiscalização e monitoramento, tais como:
O trabalho de compliance é contínuo e dinâmico. Com o passar do tempo, os procedimentos internos podem ser atualizados.
A aplicação do compliance jurídico traz uma série de benefícios para a empresa. Os principais são:
Está precisando implantar o compliance jurídico na sua firma? Você pode começar agora! Conheça o melhor sistema para gestão de compliance.
Com o software do clickCompliance, sua empresa terá maior facilidade, agilidade e precisão para estabelecer a conformidade com a legislação vigente.