Governança de dados e framework: o que as empresas precisam saber
O trabalho de gerenciamento deve permitir que as empresas utilizem as informações conforme necessário e, ao mesmo tempo, oferecer segurança aos titulares
A Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD (Lei nº 13.709/2018) determinou a obrigatoriedade das organizações gerenciarem com responsabilidade os dados coletados junto aos clientes, funcionários e parceiros.
O trabalho de gerenciamento deve permitir que as empresas utilizem as informações conforme necessário e, ao mesmo tempo, oferecer segurança aos titulares. Para isso, é necessária a implantação de uma governança de dados eficiente, que integre as ações de compliance da organização.
Mas o que isso significa na prática? Quem tem o interesse em saber mais sobre o que é, como funciona, quais são as vantagens e o que é preciso para implantar uma governança de dados deve conferir este conteúdo na íntegra.
Boa leitura!
Conteúdo do Artigo
O que é governança de dados?
A governança de dados pode ser compreendida como um conjunto de práticas e processos que buscam garantir o uso dos dados coletados e armazenados pelas organizações de forma correta e responsável. O objetivo é garantir que esses dados tenham:
Segurança: estejam protegidos contra roubos e violações;
Privacidade: possam ser armazenados de acordo com o cuidado e o sigilo que necessitam;
Precisão: sejam corretos;
Disponibilidade: possam ser acessados quando for necessário utilizá-los.
Para isso, as organizações devem dar o tratamento correto e adequado aos dados, inclusive no ambiente digital, como prevê a LGPD.
Este trabalho passa por três etapas:
Organização dos dados;
Conformidade às leis;
Gerenciamento do banco de dados.
Uso de framework na governança de dados
Framework é um termo em inglês que pode ser traduzido como estrutura.
Na governança de dados, trata-se de uma ferramenta para estruturar as diretrizes que serão utilizadas pela organização para uma gestão eficiente das informações coletadas e armazenadas.
Tipos de Framework
Há modelos prontos de framework que podem ser adequados de acordo com a realidade de cada organização. Conheça os principais:
DATA DMBOK
Criado pela Data Management Body of Knowledge reúne funções, como:
Governança, arquitetura, modelagem e design de dados;
Armazenamento, operações, integração e segurança de dados;
Documentos, conteúdo e metadados;
Data Warehousing & Business Intelligence.
É indicado para empresas que desejam iniciar um sistema de governança de dados.
Gartner
Criado pela Gartner, o framework é direcionado para a análise da maturação da governança de dados. Por isso, é indicado para organizações que já tenham um sistema vigente. Possui sete princípios básicos:
Valor e resultados: é necessário avaliar o progresso do sistema de governança de dados.
Responsabilidade e tomada de decisão: mantenha toda a equipe ciente sobre as práticas de governança de dados e nomeie responsáveis pela tomada de decisão.
Confiança: é preciso assegurar a confiabilidade da gestão de dados.
Ética e transparência: a análise sobre a governança de dados deve ser aberta e acessível.
Risco e segurança: aspectos que devem ser avaliados pela governança de dados;
Educação e treinamento: é necessário que todos estejam bem informados sobre a governança de dados.
Colaboração e cultura: é essencial envolver a equipe no processo de governança de dados para a consolidação de uma cultura organizacional que tenha esse foco.
Microsoft
O framework da Microsoft propõe a governança de dados como uma estratégia fundamental para o uso de informações corporativas. Neste modelo, a eficiência está pautada no conhecimento das seguintes informações:
Quais são os dados?
Qual é a qualidade desses dados?
Os dados são utilizáveis?
Quem os utiliza?
Qual é a finalidade desses dados?
Qual é o grau de segurança desses dados?
Como os dados são governados?
A partir das respostas para cada uma das perguntas acima são estruturadas as diretrizes que buscam:
Evitar a duplicação e a dispersão dos dados;
Criar oportunidades de conexão entre os dados;
Tornar os processos mais eficientes;
Garantir a conformidade às leis vigentes.
Relação entre a governança de dados e a LGPD
A implantação de um sistema de governança de dados assegura o cumprimento da LGPD. A lei determina a obrigatoriedade de que as empresas deem o tratamento correto para a coleta, o armazenamento e o tratamento de dados, inclusive no ambiente digital.
Portanto, ter uma governança de dados eficiente garante o compliance com a lei. Na prática, isso significa uma série de outras vantagens, como:
Proteção contra o vazamento de dados;
Maior segurança jurídica para a organização;
Evita multas, sanções e processos por conta do descumprimento da LGPD;
Preservação da reputação e da credibilidade no mercado.
É válido lembrar que o descumprimento da LGPD pode acarretar as seguintes penalidades:
Advertência;
Multa no valor de até R$ 50 milhões;
Bloqueio do banco de dados;
Interrupção parcial ou total das atividades.
Como colocar a governança de dados em prática
Para implantar um sistema de governança de dados, é necessário montar uma equipe qualificada. Defina uma liderança e os membros responsáveis pela administração dos dados. Também é aconselhável a criação de um Comitê de Governança de Dados para debater as ações que serão realizadas.
A equipe deverá fazer uma avaliação de riscos para identificar quais são os tipos de dados coletados, como é realizado o processo de coleta, a administração, o gerenciamento e eventuais vulnerabilidades.
O trabalho pode ser desenvolvido em parceria com a equipe ou o profissional responsável pelo compliance. Isso porque a governança é uma das estratégias para garantir a conformidade.
Depois disso, será necessário avaliar qual framework melhor atende a organização, bem como as adaptações necessárias. As diretrizes adotadas deverão ser divulgadas para toda a equipe e incluídas no Código de Ética.
Caberá ao setor de compliance acompanhar o cumprimento das diretrizes, investigar possíveis irregularidades e solicitar à equipe responsável quando houver a necessidade de reavaliação e aprimoramento do framework.
Soluções que podem ajudar na governança de dados
O clickCompliance oferece soluções inovadoras que auxiliam as organizações a manterem a conformidade com a LGPD.
Dentre elas, está a ferramenta para treinamentos de compliance, que permite a criação de conteúdos próprios e customizados para divulgar as diretrizes da governança de dados e esclarecer dúvidas.
Outro recurso que pode ajudar é a governança de documentos, que automatiza processos internos, poupando tempo e dinheiro.
Acesse o site da clickCompliance para conhecer mais sobre as nossas soluções e não deixe de agendar uma demonstração!
Assine a nossa newsletter gratuita
Fique por dentro de tudo o que acontece no Compliance e no mundo, com conteúdos exclusivos entregues diretamente para você.
Sou jornalista formada pela Universidade Federal Fluminense, com pós-graduação em Comunicação Integrada e Gestão Estratégica de Conteúdo pela Facha. Minha trajetória profissional é marcada por uma ampla experiência em produção de conteúdo e marketing digital, sempre com foco em conectar pessoas e compartilhar conhecimento de forma clara e impactante.
Novo Canal de Denúncias com Ligação e WhatsApp por Inteligência Artificial!
Você sabia que 40% das denúncias recebidas chegam incompletas, impossibilitando uma investigação adequada? Com a nossa nova integração você não terá mais esse problema!
Definição de responsabilidade social Responsabilidade social é um termo que ganhou destaque no cenário corporativo, principalmente, durante a última década. Mas afinal, o que significa ter responsabilidade social? Na realidade, trata-se…
O panorama do e-commerce no Brasil e tendências de comércio eletrônico A história do comércio eletrônico no Brasil coincide com a chegada da própria internet no país, na década de…
Controles internos e compliance Os controles internos são todos os processos, políticas e procedimentos implementados por uma empresa para garantir o cumprimento das normas legais, regulatórias e éticas. Esses controles…
A clickCompliance é um software de Compliance que faz a gestão do programa de compliance e integridade corporativa. Automatiza processos internos, reduzindo gastos e trabalho manual da equipe de Compliance.
Usamos cookies para oferecer uma experiência ainda melhor no site. Você pode aceitar ou ajustar suas preferências quando quiser. Fique à vontade!
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.