Governança Corporativa, Governança Corporativa, Governança Corporativa
Liderança feminina: como a equidade pode trazer benefícios para os negócios
Entenda por que empresas com mulheres em cargos de liderança têm maior vantagem competitiva no mercado.
A discussão sobre a liderança feminina nas organizações tem ganhado força nos últimos anos. No Brasil, apenas 37% dos líderes seniores são mulheres, segundo a 20ª edição do estudo “Women in Business: Pathways to Parity“, publicada em 2024.
O relatório revela uma diminuição de 2% em relação a 2023, evidenciando que ainda resta um extenso percurso para se atingir a equidade de gênero nos ambientes corporativos.
A falta de programas de diversidade, equidade e inclusão (DE&I) contribui para os resultados. Felizmente, é possível pensar em estratégias para aplicar os pilares de compliance em prol dessa causa.
Afinal de contas, atingir equidade de gênero nas organizações pode trazer inúmeros benefícios. É sobre isso que iremos falar ao longo deste conteúdo. Então, se você quer descobrir como a liderança feminina pode ser um diferencial competitivo, fique conosco até o final.
Boa leitura!
Características da liderança feminina
É comum que gestores se perguntem: “o que há de diferente em uma liderança feminina?”. Vamos tentar responder o questionamento:
Tendência à cooperação
Estudos mostram que as mulheres tendem a valorizar o trabalho em grupo e a colaboração, o que favorece a criação de um ambiente onde todos se sentem parte do processo e contribuem para o sucesso coletivo.
Maior flexibilização
Líderes femininas, geralmente, demonstram maior flexibilidade na gestão de suas equipes, característica que pode levar a resultados positivos, sobretudo, em tempos de mudança e incerteza.
Empatia
Você sabia que as mulheres são mais empáticas do que os homens? Sim, um estudo de 2018, realizado pela Universidade de Cambridge, com 46 mil pessoas chegou a essa conclusão. A habilidade de entender e se conectar emocionalmente com os colaboradores cria um ambiente de trabalho mais humanizado.
Desenvoltura em relacionamento interpessoal
Por conta de todas essas habilidades que mencionamos, as mulheres costumam construir e manter relacionamentos interpessoais positivos. Elas sabem como comunicar suas expectativas e motivar seus times a alcançarem objetivos comuns.
Clima organizacional leve
A liderança feminina pode contribuir para a cultura organizacional, tornando o ambiente corporativo mais saudável ao promover o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal dos colaboradores. Isso ajuda a reduzir o estresse e aumentar a satisfação no trabalho.
Benefícios da liderança feminina para empresas
Há, também, benefícios diretos para as empresas que investem em lideranças femininas. Vamos conferir os principais:
Estratégias mais assertivas
A diversidade de pensamento trazida pela liderança feminina pode resultar em estratégias assertivas. Afinal, quando combinamos diferentes perspectivas e abordagens, é muito mais fácil ter uma análise mais completa sobre os desafios e as oportunidades do mercado.
Empresas com políticas antidiscriminatórias e que promovem a equidade de gênero podem se destacar pelo compromisso com valores culturais e sociais. A presença de mulheres em posições de liderança reforça essa imagem. É uma excelente oportunidade para demonstrar que a empresa valoriza a diversidade e a inclusão.
Incentiva o engajamento dos colaboradores
A liderança feminina tende a fomentar o maior engajamento dos colaboradores. Pela desenvoltura em relacionamentos interpessoais, as mulheres criam um ambiente de trabalho onde os funcionários se sentem valorizados e motivados a contribuírem com seu melhor.
Traz crescimento na receita
Estudos mostram que empresas com maior diversidade de gênero na liderança apresentam crescimento na receita. A diversidade de ideias e perspectivas leva a soluções mais inovadoras, o que impulsiona o desempenho financeiro da empresa.
Atração e retenção de talentos
Também podemos dizer que a liderança feminina ajuda a atrair e reter talentos. Veja bem, a maioria dos profissionais qualificados busca ambientes de trabalho inclusivos e diversos. Ou seja, empresas que valorizam a equidade de gênero têm uma vantagem competitiva na atração dos melhores talentos do mercado.
Compliance ajuda na liderança feminina
O empoderamento feminino e o compliance andam de mãos dadas. Empresas que adotam políticas de conformidade já saem à frente quando o assunto é equidade de gêneros. Veja alguns elementos que podem ajudar na liderança feminina:
- Políticas antidiscriminatórias;
- Programas de diversidade e inclusão;
- Equidade salarial;
- Treinamento e desenvolvimento;
- Promoção de uma cultura inclusiva.
Conheça o clickCompliance!
O clickCompliance oferece o suporte necessário para implementar uma cultura organizacional que apoia a igualdade entre os gêneros nas empresas.
Nosso software facilita a gestão dos programas de compliance e integridade, oferecendo soluções que vão desde a criação de políticas internas até a realização de treinamentos.
Quer saber mais sobre como o clickCompliance pode te ajudar? Agende uma demonstração e tire todas as suas dúvidas.