Ambiente Corporativo, Ambiente de trabalho

Aplicação de Inteligência Artificial nas empresas: veja na prática

Click to rate this post!
[Total: 1 Average: 5]
Aplicação da IA pode ajudar a otimizar processos e trazer novas soluções para os negócios. Saiba mais! 

Durante muito tempo, as pessoas acreditavam que Inteligência Artificial (IA) era coisa de filme de ficção científica, por parecer algo distante da vida real. Mas nos últimos anos, as inovações na área têm se tornado cada vez mais presentes, impactando diferentes setores e atividades. 

No mundo corporativo, essas tecnologias chegaram com força e trouxeram uma nova visão de como operar processos. Diferente de programas convencionais, os softwares e máquinas desenvolvidos a partir da IA conseguem desempenhar tarefas com mais facilidade e possuem mecanismos de aprimoramento.

Nas empresas, a IA é utilizada como agente para potencializar resultados, aumentar a produtividade, automatizar processos e economizar tempo. Ficou curioso para saber mais sobre como funciona essa tecnologia na prática? 

Neste artigo, iremos detalhar como as soluções em IA estão revolucionando o universo empresarial. Confira! 

 

Implantar atendimento melhorado ao cliente 

O atendimento ao cliente é de extrema importância para qualquer empresa. É nessa etapa que o consumidor conhece e cria um relacionamento direto com a marca. Com o uso da Inteligência Artificial, o trabalho pode ser automatizado, proporcionando uma experiência mais ágil e prática ao público. 

Há inovações para marcar reuniões, consultar horários na agenda e realizar outras atividades do setor. Os chatbots, por exemplo, conseguem utilizar uma linguagem natural para conversar com os clientes de maneira pré-programada. Essas soluções reconhecem nomes, números de telefone e questionamentos trazidos pelo público. 

Outro ponto interessante é que os chatbots ficam disponíveis 24 horas por dia, o que aumenta a produtividade no setor. A solução pode ser implantada em:

 
  •  Sites
  •  Softwares
  •  Redes sociais 
  •  Aplicativos. 
 

Além disso, é possível fazer integrações de ferramentas já utilizadas na empresa. Dessa forma, a IA pode automatizar os processos de cadastro, atualização e consulta de informações. 

Muitos negócios já utilizam essas tecnologias como aliadas no atendimento. Geralmente, o público tem o primeiro contato com as soluções em IA e depois, caso necessário, é transferido para um atendente humano. Esse tipo de integração deixa o serviço mais rápido e melhora a experiência do cliente. 

Analisar dados de forma avançada

A Inteligência Artificial também pode ser integrada aos bancos de dados, o que favorece diferentes setores da empresa. Por meio dela, é possível rastrear, acessar e avaliar dados de forma avançada, com facilidade. 

Entre as possibilidade de aplicação prática da IA estão a criação de documentos e relatórios para verificar os hábitos dos consumidores. Esse tipo de informação é usada de forma estratégica para o desenvolvimento de produtos e serviços direcionados ao público-alvo da empresa.

As informações obtidas através da IA também podem ajudar a reduzir falhas e solucionar questões que estejam causando problemas para alguma etapa operacional do fluxo de trabalho.

 
Inteligência Artificial nas empresas

Imagem: Freepik


Prever demanda e estoque

Para empresas que fornecem produtos, a Inteligência Artificial pode auxiliar no controle de estoque. Para que isso ocorra, as soluções precisam saber o histórico do local, com informações sobre abastecimento e compra.

A partir disso, ao longo dos dias de venda, a tecnologia realiza varreduras dos produtos disponíveis e identifica as demandas necessárias para manter o local sempre abastecido. 

Ao monitorar o estoque, a IA resolve o problema de queda de vendas decorrente da ausência de estratégias para abastecimento e distribuição de produtos. 

Automatizar processos empresariais

Uma das características da IA é fazer a automação de processos que antes eram realizados de forma manual, tornando-os mais independentes, rápidos e práticos.

Como as soluções têm a capacidade de aprender constantemente, a aplicação nos processos empresariais pode auxiliar na redução de erros e no aumento da produtividade, gerando impactos positivos nos resultados. 

 

Agilizar processos de compliance

Os processos de compliance asseguram que todas as regras, políticas e normas externas e internas sejam cumpridas dentro da empresa. Ter o apoio de uma Inteligência Artificial torna a gestão desse trabalho mais eficiente. 

As soluções em IA ajudam a detectar quais irregularidades estão sendo cometidas dentro da organização. Isso reduz os custos com multas e ações judiciais decorrentes do descumprimento da legislação vigente.

Melhorar segurança cibernética

A Inteligência Artificial também pode ser utilizada para reforçar a segurança contra ataques cibernéticos. Isso é feito com o uso de algoritmos que identificam padrões de comportamento suspeito e fazem o bloqueio de acessos não autorizados.

A tecnologia também pode auxiliar na proteção de dados fornecidos por funcionários, consumidores e parceiros comerciais, evitando roubo e vazamentos.

É válido destacar que o tratamento correto para a coleta, o armazenamento e o uso de dados é uma exigência da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

 

Imagem: Freepik


Orientar decisões financeiras e investimentos

Com a ajuda da IA, as empresas podem tomar decisões financeiras mais precisas e gerenciar os investimentos de forma mais eficaz. Com a automatização de tarefas, é possível rastrear informações do setor financeiro e, assim, nortear o momento ideal para realizar um novo investimento.

As soluções podem ser usadas para:

 
  • Rastrear gastos
  • Criar orçamentos
  • Avaliar informações do setor
  • Prever tendências 


Inovar e desenvolver produtos

A IA também pode ser usada para o desenvolvimento e a inovação de produtos. Com os dados obtidos pela tecnologia, os engenheiros podem aumentar a produtividade e obter informações relevantes sobre os processos, identificando quais as possíveis falhas e os produtos que podem ser úteis. 

Recrutar e gerenciar pessoas

O setor de Recursos Humanos também pode ser beneficiado pela IA. No recrutamento e seleção de pessoas, é possível ter um controle de currículos automático, recebendo apenas aqueles que se encaixam no perfil da vaga. A automatização diminui as etapas do processo seletivo, tornando as contratações mais práticas e assertivas.

A IA também pode auxiliar o gerenciamento de processos do dia a dia do setor, como o controle de jornada. A tecnologia pode ser usada para o acompanhamento de entrada e saída de cada colaborador, o cálculo de horas extras e descontos, a análise dos atrasos e o fechamento da folha de pagamento. 






Otimize sua empresa com o clickCompliance

O clickCompliance tem o software ideal para a sua empresa!

A tecnologia garante o funcionamento eficiente do programa de compliance.

Não perca mais tempo e agende uma demonstração para saber como a ferramenta pode transformar o seu negócio! 

Author


Avatar

Helen Lugarinho

Apaixonada por tudo o que envolve comunicação, compliance, cultura e pessoas! Novas histórias e desafios me movem.