Educação, Educação, Treinamento de Compliance

Microlearning: tudo sobre a ferramenta certa para os treinamentos em compliance

Click to rate this post!
[Total: 0 Average: 0]
Saiba tudo sobre as pílulas de conhecimento e como podem auxiliar na aprendizagem sobre compliance.



Microlearning, em português, significa micro aprendizagem. O termo faz referência à metodologia que organiza as informações em pequenas partes com o objetivo de não consumir tanto tempo ou concentração, conhecida como “pílulas do conhecimento”.

 

Por meio dela, os temas são divididos em blocos menores de conteúdo que trazem informações completas sobre o assunto e facilitam o entendimento.

 

A metodologia tem sido amplamente utilizada por empresas com a finalidade de qualificar os funcionários em novas competências como, por exemplo, o compliance.

 

Segundo pesquisa divulgada pelo Journal of Applied Psychology, essas pequenas pílulas de conhecimento são 17% mais eficazes quando comparadas aos métodos tradicionais de aprendizagem. Por esse motivo, tornaram-se populares no meio corporativo, uma vez que não tomam muito tempo dos colaboradores e facilitam o aprendizado em temáticas indispensáveis.   

 

Durante muito tempo, o conhecimento em compliance esteve restrito ao departamento jurídico das empresas, porém, novas leis o transformaram num pilar da cultura organizacional

 

Com isso, as organizações perceberam a necessidade de envolver todos os funcionários no trabalho de conformidade. Para capacitá-los, é preciso oferecer treinamentos de compliance que possibilitem reter as informações de forma eficiente.

 

Neste cenário, o microlearning tem se mostrado um formato viável por ser um processo simples, eficiente e rápido

 

Quer saber mais sobre o assunto? Fique conosco até o fim da leitura e descubra como a metodologia pode contribuir para o aprendizado de compliance na sua empresa

 

Boa leitura!

 


O que é
microlearning?

Microlearning é uma metodologia de aprendizagem que se apresenta com uma abordagem completamente diferente do ensino tradicional. 

 

A proposta é passar o conteúdo de forma mais simples para ser assimilado. Para isso, foca em apresentações curtas, com duração entre 2 e 5 minutos, realizadas com uma linguagem acessível, que facilita o aprendizado. 

 

Dessa forma, a metodologia se caracteriza por:

  • Aulas mais curtas
  • Linguagem simples
  • Uso de recursos multimídia
  • Lições individuais

 

Nas empresas, essas pílulas do conhecimento podem ser empregadas para:

 

  • Contextualizar um determinado assunto
  • Gerar conexão com novos procedimentos ou regras
  • Tirar dúvidas técnicas 
  • Apresentar habilidades desejadas para a equipe
  • Oferecer conteúdos complementares de orientação à equipe

 

Os conteúdos podem ter diversos formatos, como:

 

  • Videoaulas curtas
  • Podcasts educativos
  • Vídeos de treinamento
  • Palestras

A seguir, explicaremos como é a metodologia na prática. Não deixe de conferir!


Microlearning
na prática

Para que você consiga entender como funciona o microlearning, vamos exemplificar com o treinamento do clickCompliance.

 

Nosso conteúdo está disponível em uma plataforma que pode ser facilmente acessada pelo celular, na forma de vídeos didáticos. Utilizamos diversos recursos para ajudar no aprendizado: 

 

  • Animações
  • Powerpoints
  • Textos
  • Documentos

 

A finalidade é ajudar a fixar regras e normas de compliance para aumentar a sensação de responsabilidade da equipe no combate às irregularidades. 

 

Para isso, durante o treinamento, os colaboradores acompanham a jornada de um personagem e o auxiliam a enfrentar situações que envolvem propina, informações privilegiadas, conduta no ambiente de trabalho, entre outras. 

 

Eles são convidados a responder perguntas para ajudar o personagem a tomar decisões que estejam de acordo com as políticas de compliance da empresa. 

 

Dessa forma, o microlearning é empregado com o objetivo de permitir que os colaboradores adquiram conhecimento sem impactar a rotina de trabalho e a produtividade. O método torna o processo de aprendizado contínuo por meio de conteúdos assertivos e de rápida absorção.

 

E aí, nosso exemplo te ajudou a entender como é o microlearning na prática? Continue lendo para entender suas principais vantagens e como implementá-lo na sua empresa.

Imagem: Freepik

 

Quais as vantagens do microlearning?

Agora que você já entendeu o que é o microlearning na prática, vamos ver algumas vantagens da metodologia: 

Flexibilidade

Com esse método, os funcionários podem acessar os conteúdos no melhor horário, de acordo com a sua própria rotina e disponibilidade

 

Além disso, não há a obrigatoriedade de terminar um módulo gigante para conseguir entender o assunto. Com as pílulas do conhecimento, é possível ajustar o aprendizado no ritmo de cada um e garantir que todos compreendam as informações.

Retenção de conhecimento

Imagine formular um curso enorme para os colaboradores e, depois de alguns meses, tudo ter sido esquecido… Parece frustrante, não é mesmo? 

 

Com o microlearning, entretanto, as chances de reter os conhecimentos são maiores por conta dos variados modos de aquisição do conteúdo. Na verdade, pequenas doses de informação são mais fáceis de serem absorvidas. 

 

Além disso, o método permite que os funcionários se concentrem em conceitos específicos, o que garante uma maior compreensão do assunto no longo prazo. 

Otimização do tempo

Outra grande vantagem do microlearning é a otimização do tempo, o que beneficia tanto o colaborador quanto a empresa. Com as demandas diárias pode ficar difícil reservar um período para aprender uma nova competência, principalmente, se for um curso longo e demorado. 

 

Mas quando as aulas não ultrapassam 15 minutos e são fáceis de compreender, o funcionário consegue adquirir conhecimento de maneira mais ágil para colocá-lo em prática.

Personalização

O microlearning também se destaca pela possibilidade de personalização, ou seja, os materiais podem atender às necessidades específicas de cada funcionário

 

A segmentação dos conteúdos permite que a pessoa seja mais focada no que vai escolher para aprender. Não há a obrigação de passar por assuntos já conhecidos e isso torna o aprendizado mais viável. 

 

Acesso remoto

Garantir que o colaborador possa aprender, independente de onde estiver, estimula muito o aprendizado. O acesso remoto oferece mais praticidade no dia a dia

Redução de custos

Outra vantagem é a redução de custos. Criar esse tipo de conteúdo é mais barato em comparação com os treinamentos mais extensos. 

 

Caso haja a necessidade de substituir uma informação, isso pode ser feito de maneira ágil, sem precisar recomeçar do zero. 


Como o
microlearning auxilia os treinamentos em compliance?

Você entendeu as vantagens do microlearning, mas pode estar na dúvida sobre o que isso tem a ver com o compliance e porque escolhemos a metodologia para o treinamento do clickCompliance. A seguir, vamos detalhar essas informações.

Imagem: Freepik

 

Um relatório divulgado pela Software Advice mostrou que mais de 50% dos funcionários usariam mais as ferramentas de aprendizagem da empresa se os cursos fossem mais curtos. 

 

Numa realidade em que as corporações estão cada vez mais dinâmicas e integradas, é essencial que exista engajamento da equipe para aprender sobre o compliance. 

 

Por isso, o microlearning se mostra mais efetivo nos treinamentos de compliance. Ele garante que os colaboradores estejam alinhados aos mesmos objetivos, cumprindo as diretrizes internas para garantir a conformidade com a legislação vigente.

 

Para você entender melhor os benefícios de usar a metodologia nos treinamentos de compliance, vamos ao seguinte exemplo:

 

Imagine que um funcionário queira oferecer um presente como forma de agradecimento a outro colaborador por ter lhe ajudado a fechar um negócio. 

 

Sem o microlearning, poderia ser necessário muito tempo analisando o código de conduta da empresa e, ainda assim, o funcionário poderia ficar confuso com as nuances da ação. Porém, com a metodologia de fácil acesso, ele pode consultar o aplicativo e rapidamente perceber que isso não está de acordo com as diretrizes da empresa. 

 

No geral, o microlearning em treinamentos de compliance contribui para: 

 

  • Aumentar o engajamento dos colaboradores
  • Responder dúvidas pontuais
  • Disseminar o compliance como pilar da cultura organizacional


Como implantar o
microlearning na empresa?

Confira, a seguir, o passo a passo: 

Escolha uma plataforma de treinamento on-line

Selecionar uma boa plataforma de treinamento on-line é indispensável para colocar o microlearning em prática. Há muitas opções disponíveis. Avalie questões como recursos, facilidade de uso e custos para fazer a melhor escolha.

Estabeleça metas claras de aprendizagem

Antes de começar o treinamento, a empresa precisa ter suas metas bem definidas. Determine o que deseja que os funcionários aprendam e quais as habilidades ou conhecimentos específicos precisam ser adquiridos. Dessa forma, é mais fácil desenvolver os conteúdos certos para o aprendizado



Divida o conteúdo

Dividir o conteúdo em unidades menores, que funcionem de forma independente, é um passo muito importante para colocar o microlearning em prática. Cada módulo deve ser focado em um tópico específico. Assim, é possível garantir uma aprendizagem gradual e a retenção de informações. 

Ofereça recompensas

Certificados de conclusão, pontos de recompensa, reconhecimento público e incentivos são estratégias que podem auxiliar na motivação dos funcionários e aumentar a participação. 


clickCompliance ajuda no treinamento da sua empresa

 

O clickCompliance é um software completo que oferece treinamentos de compliance com a metodologia do microlearning. É a escolha perfeita para as empresas que desejam favorecer sua reputação no combate à corrupção e outras irregularidades. 

 

Nosso treinamento contempla:

 

 

Agende uma demonstração e conheça detalhes sobre nosso treinamento! 

Author


Avatar

Helen Lugarinho

Apaixonada por tudo o que envolve comunicação, compliance, cultura e pessoas! Novas histórias e desafios me movem.