

Você sabe o que é assédio moral vertical no ambiente de trabalho? E consegue reconhecer outros tipos de assédio moral?
O assédio moral vertical acontece entre líder e liderado, ou seja, entre posições diferentes no nível da hierarquia empresarial e pode ser ascendente ou descendente.
Além desse tipo de assédio moral, há outras práticas que também afetam a saúde mental e física do funcionário assediado e o ambiente à sua volta, prejudicando o trabalho e a vida pessoal.
Este conteúdo vai mostrar como um programa de compliance pode contribuir para o combate aos diferentes tipos de assédio moral.
Boa leitura!
O assédio moral no trabalho se caracteriza por “ações de exclusão, com uso de humilhação, intimidação, menosprezo, agressividade e constrangimento”, segundo a cartilha do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região, com sede em Recife, Pernambuco.
Essa conduta foi tipificada pela Lei 14.457/2022, que não trata apenas do assédio moral, mas também normatiza todos os outros tipos de assédio, incluindo o sexual, e é composta por normas e projetos de combate ao problema.
Essa lei obriga as empresas a prevenirem e a combaterem o assédio moral por meio de um canal de denúncias interno, quando a corporação possui Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio (Cipa).
Há, também, a Lei 14.132/2021, que tipifica o assédio moral como crime no Código Penal.
Para compreender a diferença entre os tipos de assédio moral, listamos as principais características que configuram as práticas. Confira:
Ascendente: é feito de “baixo para cima”, ou seja, o funcionário é o assediador moral sobre seu líder ou chefe. São exemplos de assédio moral vertical ascendente:
Descendente: é praticado por um líder sobre o funcionário subordinado.
São exemplos de assédio moral vertical descendente:
Ocorre entre colegas de trabalho do mesmo nível hierárquico. Colegas que se relacionam de igual para igual, onde não há a figura do líder e do liderado.
São exemplos de condutas que caracterizam o assédio moral horizontal:
É o tipo de assédio moral no trabalho que ocorre quando a empresa adota uma gestão geral tóxica e que afeta todos os funcionários. São exemplos de assédio moral organizacional:
Para além de orientar os colaboradores sobre como identificar e denunciar os diferentes tipos de assédio, é responsabilidade da empresa estruturar mecanismos de prevenção, apuração e resposta a essas condutas.
Ter um programa de compliance permite estabelecer regras claras de comportamento, políticas internas alinhadas à legislação e canais de denúncia acessíveis e confiáveis.
Assim, é possível atuar de forma preventiva, agindo antes que o problema ocorra; reduzir riscos trabalhistas; e assegurar que os casos de assédio sejam denunciados e tratados com confidencialidade, imparcialidade e agilidade.
O profissional de compliance é responsável por acolher as denúncias recebidas, realizar a investigação dos fatos e aplicar as medidas cabíveis, conforme determinado no código de conduta da empresa.
Também está entre as responsabilidades da equipe de compliance o trabalho de educação contínua sobre o assunto por meio de treinamentos e campanhas internas.
Assim, a empresa assume uma postura ativa no combate ao assédio moral e outros tipos de assédio. Como resultado, consegue:
Para fazer a denúncia, o assediado deve se cercar de provas materiais e, se possível, ter testemunhas. Veja como denunciar qualquer tipo de assédio:
Leia também: Como o compliance pode auxiliar em casos de assédio
Se a vítima for demitida, ela tem todos os direitos de rescisão contratual garantidos, como saldo de salário, 13º salário e férias proporcionais, multa de 40%, liberação do FGTS, seguro desemprego.
Além disso, a vítima pode entrar com ação judicial e pedir indenização pelosdanos morais sofridos. Após decorrido o processo judicial, é fixado um valor de indenização em que o juiz considera, segundo o JusBrasil:
Entre os tipos de assédio moral, há ainda o assédio virtual, que consiste em enviar ameaças, comentários constrangedores, imagens inadequadas e outras ações que fazem parte dos outros tipos de assédio, através da internet, o que pode, inclusive, vitimizar quem trabalha em home office.

Todos os tipos de assédio moral no trabalho têm ganhado holofotes e estão na mira de leis já instituídas, que têm o objetivo de proteger todos os funcionários.
O compliance, cada vez mais valorizado e adotado amplamente pelas empresas, também garante prevenção e combate aos assédios moral e sexual.
Com a clickCompliance, sua empresa pode implementar ferramentas completas de prevenção e gestão, como canais de denúncia com inteligência artificial, treinamentos interativos e módulos de governança que fortalecem a cultura de integridade.
Quer transformar o modo como sua organização lida com esses temas? Agende uma demonstração!







