Como fazer

Ética e compliance nas empresas

[Total: 1    Média: 5/5]

Ter um programa de compliance já é um grande passo para a sua empresa. Você fica protegido legalmente de possíveis ações, atos de corrupção de funcionários, entre outros. Mas o compliance também tem outra funcionalidade muito importante. Ela tem a ver com a cultura da sua empresa. Afinal, não adianta só ter o seu programa se ninguém sabe que tem, ou se você não reflete a cultura de ética e compliance nas empresas na prática.

Mostrar ao mundo que a sua empresa está trabalhando para construir uma equipe que realmente valoriza as boas práticas no dia a dia contribui para a imagem da sua empresa. E além disso, ajuda a comprovar além de só documentos que você está comprometido. Isso pode trazer facilidades como redução de taxa de juros de bancos, por exemplo. Veja abaixo 3 recomendações para consolidar uma cultura de ética e compliance nas empresas.

Pesquisas de clima

Para estabelecer uma cultura de ética e compliance nas empresas, primeiro é preciso avaliar qual é o clima entre os funcionários. Para conseguir construir um sentimento de colaboração, todos precisam estar dispostos a participar do melhoramento da empresa e a seguir a cultura desejada. Para isso, é recomendável fazer pesquisas do clima. Perguntar o que os trabalhadores estão achando, se estão satisfeitos, etc. Ao tentar melhorar o ambiente de trabalho, você cria um clima favorável para implantar a cultura de compliance na sua empresa com sucesso.

Relacionamentos pessoais da alta direção

Uma prática simples, mas que inspira muita confiança, é a alta direção manter relacionamentos pessoais. Isso significa encontrar com clientes e colaboradores pessoalmente para dar o exemplo de ética e compliance nas empresas. Pode ser fazendo visitas aos diferentes locais de trabalho, participando de atividades da empresa, etc. Com isso, você cria o chamado efeito soft power. Ao dar o exemplo de ética e compliance de cima, da alta direção, cria-se um efeito cascata que espalha esse bom comportamento entre os demais stakeholders.

Comunicação interna e endomarketing

Finalmente, deve-se utilizar o endomarketing para disseminar a cultura desejada entre os funcionários e, consequentemente, para o público externo. Isso consiste em organizar eventos para os funcionários (lembrando sempre de incluir a alta direção, os “representantes” da cultura ética na empresa), treinamentos e campanhas internas de marketing sobre o tema.

Uma das ferramentas utilizadas por empresas para estimular essa comunicação é a Intranet. É um espaço comum onde todos podem compartilhar documentos, imagens e demais informações. O programa de intranet da Ímpeto, o Intrashare, inclusive pode ser integrado com o ClickCompliance. Ou seja, você tem ferramentas voltadas para a ética e compliance diretamente na plataforma de comunicação interna. Um exemplo seria o chatbot do ClickCompliance, que você pode conhecer aqui. Ele fica no dashboard do Intrashare para tirar dúvidas dos funcionários sobre compliance e as políticas da empresa.