Compliance e gestão de riscos: como avaliar o sucesso?

KPIs de compliance e gestão de riscos ajudam a mensurar as estratégias adotadas pela empresa

Publicado em 14/04/2025
● Por Patrícia de Souza
Ilustração de KPIs de compliance, os indicadores de um programa de compliance.
Imagem criada pela clickCompliance utilizando inteligência artificial. © Todos os direitos reservados.

Integrar o trabalho de gestão de riscos ao compliance é uma estratégia que pode ser muito bem sucedida.

Através dela, é possível alinhar a política de conformidade adotada pela organização ao processo contínuo de identificação, mitigação e solução de potenciais ameaças ao negócio.

Os benefícios do compliance e da gestão de riscos para as empresas são muitos: redução de prejuízo financeiro, proteção à reputação e aumento da confiança de colaboradores, consumidores e parceiros estão entre os principais.

Para alcançar tais resultados é preciso garantir que a integração ocorra de forma eficiente, não só no papel, mas também na prática. Mas como avaliar essa eficiência? É possível mensurar o sucesso desse trabalho?

A resposta é sim! Há ferramentas específicas que ajudam na avaliação do progresso dessas atividades, são os chamados Indicadores-Chave de Desempenho (KPIs). Neste conteúdo, explicaremos mais sobre eles. Não deixe de ler!

Conteúdo do Artigo

O que são KPIs de gestão de riscos e compliance?

Os KPIs são indicadores adotados como pilares para medir o desempenho da organização em uma determinada área. 

No caso da integração de compliance e gestão de riscos, eles serão usados para avaliar as medidas adotadas para a realização dessas atividades. 

Dessa forma, ajudam não só a mensurar o progresso da integração, como também avaliar qualitativamente as ações empreendidas e as respostas às mesmas. 

 

Para que servem os KPIs da gestão de riscos e compliance?

Os indicadores de compliance e gestão de riscos desempenham um papel fundamental para a avaliação das estratégias adotadas pela empresa, confira:

Monitoramento do progresso da integração das áreas

Ajudam a avaliar se a organização está avançando na direção certa e se está cumprindo suas metas.

Avaliação da eficiência das estratégias adotadas

Os KPIs fornecem dados concretos sobre como essas estratégias estão funcionando na prática.

Embasamento para a tomada de decisões

Através deles, é possível saber quais são os setores mais vulneráveis, permitindo que a organização tome medidas corretivas de maneira oportuna.

Identificação de tendências e padrões

Reconhecer tendências e padrões permite prever problemas e criar soluções de forma antecipada, o que aumenta a eficiência do gerenciamento de riscos.

Contribuição para a comunicação interna e externa

A partir das informações geradas pelos KPIs, a empresa poderá abordar os assuntos a serem trabalhados interna e externamente de forma estratégica.

Promoção da cultura de gestão de riscos e compliance

O uso dessas métricas contribui diretamente para a consolidação de uma cultura organizacional que prioriza a gestão de riscos e o compliance.

Apontamento para as prioridades de recursos e investimentos

Com base nos resultados dos KPIs, os recursos e investimentos podem ser direcionados para as áreas mais críticas em termos de riscos e conformidade. 

Apoio à prestação de conta

Garantem transparência nas ações e no alocamento de recursos que passam a ser planejados a partir das informações geradas pelos indicadores.

 

KPIs em gestão de riscos

Os KPIs da gestão de risco avaliam a probabilidade de uma ameaça aos objetivos da empresa acontecer e o impacto que isso pode gerar na empresa. A seguir, iremos detalhar os principais indicadores de desempenho para a avaliação da gestão de riscos. 

Segurança de dados

A segurança de dados é um dos principais KPIs do trabalho de gerenciamento de riscos na organização. Considerando que o volume de informações coletadas, armazenadas e utilizadas pelas empresas cresceu consideravelmente com a digitalização de produtos e serviços, garantir a proteção de dados é essencial.

Para mensurar o nível de segurança, o indicador pode quantificar:

  • O número de violações de segurança;
  • O tempo estimado para conter uma violação.

Também podem ser observados qualitativamente:

  • A diferenciação entre dados sensíveis e outras informações;
  • As medidas preventivas adotadas.



Taxa de identificação

É responsável por medir a eficiência dos processos de identificação de riscos adotados pela empresa. Para isso, o indicador quantifica:

  • O total de riscos detectados em um determinado período;
  • A proporção de riscos considerados críticos;
  • O tempo estimado entre a identificação e a criação de uma solução prática.

Qualitativamente, pontua:

  • As estratégias implantadas para a mitigação dos riscos identificados.


Tempo médio de resposta

O tempo médio usado por uma empresa para responder de forma efetiva a uma ameaça em potencial é um importante indicador do sucesso da gestão de riscos. Nesse sentido, são estimados os prazos para:

  • Análise de riscos;
  • Tomada de decisão;
  • Ação em resposta ao risco.

Índice de exposição

Avalia a extensão do risco ao qual uma empresa está exposta. Isso pode ser feito através da criação de um sistema de pontuação para diferentes tipos de ameaças e seus níveis de gravidade. 

Assim, é possível criar uma métrica capaz de alertar sobre quais áreas estão mais vulneráveis e exigem maior atenção. 


Taxa de monitoramento

É um KPI que busca avaliar a qualidade do trabalho de monitoramento, considerando que a gestão de riscos é um processo contínuo nas organizações. Para isso, podem ser observados:

  • Número de avaliações realizadas em um determinado período;
  • Total de revisões feitas a partir do trabalho de monitoramento;
  • Qualidade das estratégias de acompanhamento.

A partir desses indicadores, será possível mensurar como está o gerenciamento de riscos da organização. Para avaliar as ações de conformidade, é preciso analisar os indicadores da área, que são:

  • Análise de alocação de recursos;
  • Taxa de adesão de treinamentos;
  • Taxa de reconhecimento de políticas e procedimentos;
  • Análise do recebido no canal de denúncias;
  • Número de incidentes de conformidade;
  • Tempo para a resolução de irregularidades;
  • Taxa de conformidade de terceiros (due diligence);
  • Impacto financeiro decorrente de multas e penalidades.

Para saber mais sobre KPIs de compliance, clique aqui!

 

Tenha sucesso na gestão de riscos e compliance

Ao analisar os KPIs de gestão de riscos e de compliance, a organização terá um panorama da realidade dessas atividades na empresa: como está o progresso, quais medidas estão funcionando bem, quais precisam ser aprimoradas e se há a necessidade de inclusão ou retirada de alguma ação.

Através do uso inteligente dos KPIs, as empresas podem fortalecer suas defesas contra potenciais ameaças – regulatórias, financeiras, operacionais, reputacionais e estratégicas – para, assim, garantir um futuro mais seguro.

Para realizar um trabalho de compliance e gestão de riscos eficiente, use a tecnologia a seu favor. O clickCompliance oferece soluções para essas áreas. 

Quer saber mais sobre os nossos serviços? Agende uma demonstração!

Publicado por

Patrícia de Souza

Tenho mais de 25 anos de experiência na área de TI, atuando em segmentos como varejo, saúde e educação. Sou graduada em Matemática e possuo diversas pós-graduações, incluindo Análise de Sistemas, Análise Financeira, Auditoria e Compliance, além de um MBA em Gestão Estratégica de Vendas. Ao longo da minha carreira, ocupei posições de liderança, como Gerente de TI, Gerente de Projetos e Coordenadora de Sistemas, sempre focada em entregar resultados de qualidade.

Minha paixão pelo relacionamento com o cliente me levou a me especializar em Customer Success, onde tenho me dedicado a garantir a satisfação e o sucesso dos clientes da clickCompliance, promovendo uma experiência positiva e agregando valor.
open ai microsoft logo
Novo Canal de Denúncias com Ligação e WhatsApp por Inteligência Artificial!
Você sabia que 40% das denúncias recebidas chegam incompletas, impossibilitando uma investigação adequada? Com a nossa nova integração você não terá mais esse problema!

ligação mariana
Outras publicações
© Todos os direitos reservados - clickCompliance