
Diferentes situações podem ameaçar a estabilidade de uma empresa, o que pode desencadear prejuízos financeiros, danos à reputação e, até mesmo, o comprometimento da continuidade dos negócios.
Identificar quais são essas ameaças, antecipar soluções e, assim, minimizar a possibilidade de ocorrência ou os impactos quando o problema acontece são medidas que integram a gestão de riscos.
O trabalho de gerenciar riscos possui uma relação mútua com o compliance: um contribui para fortalecer o outro. Assim, a integração das duas áreas promove uma série de benefícios para a organização.
A seguir, detalharemos o que é a gestão de riscos, qual é a sua ligação com o programa de compliance e como as duas ferramentas auxiliam o crescimento sustentável da empresa.
Não deixe de ler!
Gestão de riscos pode ser compreendida como um trabalho sistemático e contínuo realizado pelas organizações com o intuito de identificar, avaliar e mitigar potenciais ameaças.
No ambiente empresarial, os riscos abrangem diferentes áreas e podem ser classificados como:
Dessa forma, a gestão de riscos atua das seguintes formas:
Aqui precisamos pontuar a definição de riscos regulatórios, que são as ameaças à empresa quando não há o cumprimento da legislação vigente.
Considerando que o compliance atua diretamente na conformidade da organização com as leis, normas e regulamentos que abrangem a sua atividade, ele é uma ferramenta fundamental para a gestão de riscos.
Por outro lado, a elaboração da política de compliance que será adotada pela empresa acontece após uma avaliação de riscos sobre quais áreas do negócio estão mais vulneráveis.
Portanto, gestão de riscos e compliance são instrumentos complementares para o bem-estar da empresa.
Confira quais são os principais benefícios de aliar o trabalho de gestão de riscos ao compliance nas empresas:
Independente de qual seja o tipo de risco que a empresa corre, provavelmente, as chances de impactar o caixa são grandes:
Dessa forma, associar a gestão de riscos ao compliance é uma forma de minimizar prejuízos financeiros e garantir uma boa saúde para o caixa da empresa.
O patrimônio de uma empresa não se restringe aos valores financeiros. A reputação é um ativo intangível e inestimável.
Construir e manter uma boa reputação é fundamental para a consolidar a empresa no mercado e abrir portas para as possibilidades de crescimento, através da conquista de parcerias, investidores e consumidores.
Uma boa gestão de riscos ajuda a zelar pela reputação. O programa de compliance atua diretamente nesse trabalho através de medidas internas e externas.
Podemos destacar:
A confiança é o principal alicerce para qualquer relacionamento empresarial. Quando a organização demonstra o compromisso com a gestão de riscos e o compliance, transmite a mensagem de responsabilidade, ética e transparência.
Como reflexo:
A integração entre gestão de riscos e compliance faz com que a empresa possa prever desafios e antecipar soluções antes que os problemas se instaurem.
Ao identificar ameaças potenciais e cenários de não conformidade, a organização passa a se preparar, desenvolvendo estratégias e planos de contingência.
Isso não apenas minimiza o impacto de crises, mas também cria uma postura proativa e resolutiva.
Agora que você já conhece todos os benefícios de integrar a gestão de riscos e o compliance, que tal realizar a aplicação prática na sua empresa?
Há diferentes recursos e soluções tecnológicas que podem facilitar este processo, confira:
Quer saber mais sobre essas e outras soluções? Conheça o clickCompliance.