Você sabe o que é Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR), conforme a Norma Regulamentadora nº 1 (NR-1)?
Essa norma traz novas exigências para o combate ao assédio sexual nas empresas privadas e no serviço público e, por isso, requer muita atenção.
A NR-1 passará a ser exigida em 2026. Para saber como garantir conformidade, reunimos as informações mais recentes sobre o assunto a fim contribuir para a promoção do melhor ambiente de trabalho para todos.
Boa leitura!
A legislação descrita no Código Penal (Art. 216-A) e também na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) define o assédio sexual como “toda conduta de conotação sexual praticada contra a vontade de alguém, que cause constrangimento, intimidação ou afete a dignidade da pessoa, no ambiente de trabalho”.
As empresas que instituem a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio (Cipa) precisam seguir, ainda, o que diz a Lei 14.457/22T, que determina programas de prevenção ao assédio moral e sexual, além da adoção do canal de denúncias e da realização de treinamentos periódicos com todos os funcionários. Vale lembrar que a situação do assédio independe da hierarquia dos envolvidos.
Existem características que tipificam o assédio sexual, confira:
Além de estar inserido no Código Penal, o assédio sexual no trabalho do serviço público está em outras normativas, como a Lei nº 8.112/90 e a Lei nº 14.540/2023.
O foco deve ser a prevenção e, por isso, pressupõe que o servidor público tenha contato com material explicativo sobre o assunto e treinamentos constantemente.
A Controladoria Geral da União (CGU) lançou o “Guia Lilás”, que traz o conceito de “régua da violência”, no ano passado.
A ideia é exemplificar uma graduação da violência: a mais leve consiste em constrangimento e ações minimamente ofensivas. A régua sobe para comportamentos mais ofensivos, “como chamar uma pessoa por apelidos discriminatórios; até chegar ao assédio sexual”, diz trecho da cartilha.
O compliance no combate ao assédio sexual é uma das ferramentas que tem obtido resultados positivos no setor público, e deve ser cada vez mais empregado em todas as instâncias.
Leia também: Código de conduta: como implantar em 11 passos
De acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego, o PGR “é a materialização do processo de Gerenciamento de Riscos Ocupacionais (por meio de documentos físicos ou por sistema eletrônico), visando à melhoria contínua das condições da exposição dos trabalhadores por meio de ações multidisciplinares e sistematizadas”.
O PGR foi instituído pela NR-01 e é obrigatório para todas as empresas que tenham empregados, independentemente da área.
A principal novidade é que, a partir de 25 de maio de 2026, será necessário incluir os riscos psicossociais no PGR.
Dentro do PGR, a empresa precisará incluir o Gerenciamento de Riscos Ocupacionais (GRO). Veja o que deverá ser feito:
Clique aqui e conheça o passo a passo para equipe usar corretamente o canal de denúncia interno
O processo contra os assédios moral e sexual no trabalho não estão finalizados. Para se ter uma ideia, a Câmara dos Deputados vai analisar um projeto de lei que determina penalizações mais severas para esses tipos de casos.
O PL é do deputado federal Pedro Aihara (PRD-MG) e prevê multas mais caras para as corporações arcarem, a instauração de uma ouvidoria externa e prazos mais rígidos para apuração das denúncias.
Como o compliance pode atuar para coibir o assédio sexual e fazer valer a NR-1?
O programa de compliance é a ferramenta mais adequada para colocar em prática a NR-1, determinando que a empresa:
Em síntese, o compliance impulsiona a qualidade do ambiente de trabalho e atua, essencialmente, com a prevenção a todos os tipos de assédio, com ações em prol da saúde física e mental de todos da empresa, independente de cargos.
Evitar assédios moral e sexual dentro da empresa é uma diretriz de todos!
Ao adotar um programa de compliance, atuando com treinamentos e implantando um canal de denúncias, a empresa não estará apenas cumprindo as diretrizes da NR-1, mas, acima de tudo, estará fornecendo a cada funcionário o ambiente ideal para o crescimento individual e da corporação.
Você está preparado para implantar a NR-1 na sua empresa? O clickCompliance pode ajudar! Agende uma demonstração e conheça nossas soluções!




