
Você já se perguntou o que é compliance e como ser um especialista nesta área?
O termo compliance significa estar de acordo com leis, normas, regulamentos e boas práticas do mercado.
Nas organizações, trata-se do setor responsável pela elaboração de um programa específico, com regras e procedimentos internos, que garantam a conformidade.
Dessa forma, o compliance tem o propósito de garantir que as empresas atuem de forma ética, responsável, transparente e sustentável.
Para isso, trabalha na prevenção e no gerenciamento de riscos a fim de evitar fraudes corporativas e outras irregularidades que possam prejudicar a sua reputação, integridade e competitividade.
Mas como se tornar um profissional de compliance e se destacar na área? Quais são os conhecimentos, as habilidades e as competências necessárias para exercer a função? Onde fazer uma especialização em compliance e como escolher a melhor opção?
Se você tem interesse em saber as respostas para estas e outras perguntas, este texto é para você! Não perca tempo e continue a leitura!
A especialização em compliance abrange as áreas que necessitam adequação aos padrões éticos, legais e sociais. Algumas delas são:
ESG é a sigla em inglês para Environmental, Social and Governance, que se refere às práticas ambientais, sociais e de governança das empresas. É um critério cada vez mais utilizado para avaliar o desempenho e o impacto das organizações na sociedade e no meio ambiente.
É um processo que busca identificar, analisar, avaliar, tratar e monitorar os riscos que podem afetar os objetivos e as atividades das empresas. A partir disso, com a intenção de mitigá-los, são definidos:
A tecnologia da informação (TI) é fundamental para o compliance, pois auxilia na automação, na integração, na segurança e na transparência das operações. A conformidade do setor contribui diretamente para o sucesso do compliance digital e de outras áreas.
A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) regula o tratamento dos dados pessoais de cidadãos pelos agentes públicos e privados. Dessa forma, estabelece os direitos, os deveres, as responsabilidades e as sanções relacionadas à coleta, ao armazenamento, ao uso e ao compartilhamento das informações.
O Direito integra o curso de especialização em compliance porque é a área que se dedica ao estudo e à aplicação das normas jurídicas que regulam as relações sociais. O especialista em compliance precisa conhecer e aplicar as leis e regulamentações que se relacionam com a atividade da organização, bem como as boas práticas do mercado para o setor de atuação.
A área envolve impostos, taxas, contribuições e demais exigências relacionadas ao benefício fiscal e tributário. O compliance, nesse caso, visa garantir que as empresas:
O compliance vai agir para estabelecer a conformidade em relação à legislação trabalhista, assegurando o cumprimento de direitos e deveres de empregadores e empregados.
O objetivo mais popular do compliance é o combate à corrupção, mas este não é o único crime que pode ocorrer dentro de uma organização. Por isso, é importante que o conhecimento criminal esteja presente na especialização. O compliance na área tem o propósito de impedir o envolvimento em atividades ilícitas.
A governança corporativa refere-se ao conjunto de princípios, regras e práticas que orientam a gestão e o controle das empresas. É um dos mais importantes pilares do negócio, pois promove diversos princípios essenciais do compliance, como:
Agora que você conhece as áreas de estudo de uma especialização em compliance, pode estar se perguntando se está apto para começar.
A especialização é indicada para profissionais que já atuam ou que desejam atuar na área de compliance e integridade, como:
Além disso, profissionais que trabalham em áreas correlatas também podem aplicar as normas e as boas práticas de compliance nas suas atividades. Entre as áreas, podemos destacar:
Caso sua profissão não se relaciona com nenhuma dessas áreas, pode ficar tranquilo. Na verdade, para fazer uma especialização em compliance, é necessário ter uma graduação em qualquer área do conhecimento, reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).
O que mais importa é ter interesse, disposição e comprometimento para estudar e se atualizar sobre os temas relacionados ao compliance.
Diversas instituições de ensino no Brasil oferecem cursos de especialização em compliance. A escolha depende de diversos fatores, por isso, recomendamos uma pesquisa aprofundada e a comparação das opções disponíveis.
Veja algumas formas de realizar a especialização em compliance:
Com a pandemia da Covid-19, muitas pessoas conheceram o método de ensino à distância (EAD) e perceberam seus benefícios.
Seja pela flexibilidade ou autonomia, o EAD é uma das modalidades mais procuradas atualmente, e isso não é diferente quando falamos nos estudos sobre compliance.
Algumas instituições oferecem cursos de especialização em compliance na modalidade EAD, como:
O valor dos cursos varia de acordo com a instituição, a duração e a carga horária. Por isso, é importante verificar as informações antes de se matricular.
Outra possibilidade para fazer uma especialização em compliance é buscar cursos em instituições fora do Brasil.
Eles podem oferecer uma visão ampla e diversificada sobre a área, além de possibilitar o contato com outras culturas. No entanto, a opção envolve alguns desafios, como custo, documentação e validação do diploma.
Entre as instituições que oferecem cursos de especialização em compliance no exterior estão:
O valor dos cursos também varia conforme a instituição e a moeda do país.
Se você estiver em dúvida se vale a pena investir na carreira, veja algumas vantagens dessa especialização:
O compliance é uma área que está em constante crescimento, pois acompanha as mudanças e as exigências do mercado, da sociedade e da legislação. Por isso, há uma demanda crescente por profissionais qualificados e atualizados.
O especialista em compliance desempenha um papel importante nas organizações, pois é responsável por garantir que as atividades e as operações estejam em conformidade com as normas e as boas práticas do mercado.
A área de compliance é dinâmica e complexa, o que exige conhecimentos multidisciplinares e habilidades diversas. Isso proporciona aprendizado contínuo e desenvolvimento para o profissional.
A especialização permite atuar em vários setores da empresa. Além do próprio compliance, os demais setores também valorizam o conhecimento na área.
Segundo a pesquisa salarial da Catho, a média salarial nacional de um especialista em compliance é de R$4.251,21. No entanto, o valor pode aumentar de acordo com aspectos como a formação e a experiência do profissional, o segmento, o porte e a localização da empresa.
Com integrações eficientes e um design profissional, o clickCompliance torna o trabalho do especialista em compliance mais simples e eficaz, auxiliando a colocar todo o conhecimento adquirido em prática.
Agende uma demonstração e saiba como nosso software pode ajudar a fortalecer a integridade de sua organização!